Unimed reconhece lotação recente da UTI e anuncia ampliação de leitos

Presidente da cooperativa de saúde diz que ampliou o número em mais de 30%
sexta-feira, 15 de maio de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O Hospital da Unimed (Arquivo AVS)
O Hospital da Unimed (Arquivo AVS)

Na edição da última quinta-feira, 14, A VOZ DA SERRA noticiou que o Hospital Unimed Nova Friburgo estava - naquele dia – com 100% de ocupação nos leitos de UTI e 55,56% da taxa de ocupação de leitos clínicos destinados ao tratamento dos pacientes com Covid-19. O assunto teve grande repercussão e gerou apreensão entre os friburguenses, assustados com o avanço da doença no município.

Os números apresentados na referida reportagem chegaram a ser contestados e até desmentidos em redes sociais. No entanto, o jornal reforça seu compromisso com a verdade e que jamais publicaria uma informação que não tivesse sido fornecida por fontes oficiais, neste caso específico, o Hospital Unimed Nova Friburgo.

Já no fim da noite de quinta-feira, o diretor-presidente da Unimed Nova Friburgo, José Manes, divulgou uma carta à imprensa e a população em que reforça e referenda a informação publicada por A VOZ DA SERRA. No documento, a cooperativa de saúde destaca que “mesmo com a suspensão das cirurgias eletivas, as cirurgias de emergência seguem sendo realizadas e, como é comum, existe uma enorme flutuação na ocupação dos leitos de UTI. Prevendo isso, a Unimed Nova Friburgo, na data de hoje (quinta-feira), 14 de maio de 2020, conseguiu ampliar o número de leitos em mais de 30%, melhorando a capacidade de atendimento e dando resposta plena a uma recente lotação ocorrida em nossa UTI”.

O Hospital Unimed esclarece ainda que “as tratativas para a realização desta melhoria se iniciaram no conjunto de ações de combate ao Covid-19, determinadas pela direção, há mais de um mês”. Além disso, a cooperativa de saúde reforça que “vem realizando os mais intensos esforços para disponibilizar aos seus usuários o melhor serviço possível” e, que, “desde o início da pandemia já realizou diversas alterações físicas em seu hospital, que vão desde recepções separadas, processo de triagem externo, aumento de sua capacidade de atendimento com mais profissionais, e ampliação dos treinamentos e inclusão de diversas novas rotinas focadas no combate e tratamento do Covid-19”.

Por fim, a carta assinada pelo diretor-presidente da Unimed Nova Friburgo, José Manes, reforça que a cooperativa de saúde segue ajustada às normas estabelecidas pelos órgãos e que mantém “absoluta transparência com relatório diário dos casos de Covid-19 (https://painelcovid.unimednovafriburgo.com.br/), que felizmente até o momento tem sido abaixo do esperado e com ótimos índices de cura, mas continua sendo indispensável que se mantenham em casa todos que possam, sempre com uso de máscaras nos casos de necessidade absoluta de ida à rua, sem abrir mão das medidas de higiene que seguem necessárias (lavagem cuidadosa das mãos ou o uso do álcool em gel) e praticando distanciamento social”.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra