Há pouco mais de um ano, em 31 de maio de 2019, A VOZ DA SERRA denunciou as péssimas condições de conservação da estrutura do Colégio Municipal Odette Penna Muniz, no bairro Vila Nova. Na ocasião, após a publicação da reportagem, a Defesa Civil do município realizou uma vistoria no local no dia 12 de junho e considerou “temerária a utilização do imóvel como escola”. Diante disso, a Prefeitura de Nova Friburgo transferiu temporariamente os alunos para o Colégio Estadual Jamil El Jaick, no Centro.
Passado todo esse tempo, familiares dos alunos estão preocupados com essa indefinição, já que a Secretaria Municipal de Educação não se pronunciou mais a respeito e os alunos estão sujeitas a uma série de transtornos, além de um possível prejuízo pedagógico devido a situação de improviso - sem falar na paralisação das aulas por conta da pandemia do coronavírus.
Na época, a prefeitura também afirmou que não havia como fazer os reparos necessários na escola e que um novo prédio seria construído. A esperança dos pais dos alunos era de que esse período de suspensão das aulas pudesse servir para que uma solução fosse encontrada. Mas até agora nada.
“Ninguém fala nada e a nova escola sequer começou a ser construída”, se queixou a mãe de uma aluna, que preferiu não ser identificada. Ela completou: “Minha filha conta que estava horrível. Ela reclamava de ter que dividir espaço com alunos de outra escola. Era tudo misturado e, embora tivesse uma organização por parte da direção, os alunos do Odette sentiam que não eram muito bem vindos pelos alunos do Jamil”, finalizou.
O que diz a prefeitura
Questionada por A VOZ DA SERRA sobre as providências que estavam sendo tomadas, a Prefeitura de Nova Friburgo informou, em nota, que “o terreno ao lado da Creche Municipal Leda Tavares, na Rua Prudente de Moraes, no bairro Vila Nova, foi reservado para a construção do novo Odette, muito próximo à antiga sede”. No entanto, ainda segundo a prefeitura, “não há data definida para início da construção, mas os trâmites processuais estão em andamento”.
Sobre o que será feito com o antigo prédio do Odette, condenado pela Defesa Civil, a prefeitura informou que o espaço “deverá ser recuperado, mas a destinação ainda não foi definida”. O contrato de cessão do espaço com o Colégio Estadual Jamil El Jaick vence no dia 31 de dezembro e, segundo o Governo Municipal, em 12 de março foi enviada uma solicitação de prorrogação, porém, ainda sem resposta, pois logo em seguida as aulas foram suspensas.
Deixe o seu comentário