UFF cria desafio para alunos de Ensino Médio e pré-vestibulares

Estudantes devem sugerir soluções para problemas do país no contexto do bicentenário da Independência
terça-feira, 13 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Duas professoras do campus Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (UFF) lançaram um desafio aos estudantes de Ensino Médio e cursos pré-vestibulares do município. Caroline Fernandes e Thereza Bargut propõem que os alunos apresentem soluções para os problemas do Brasil no contexto do bicentenário da Independência do Brasil.

O Desafio ConsCiência, como é chamada a iniciativa, prevê atividades presenciais e remotas. As inscrições terminam na próxima sexta-feira, 16, pelo site. Os candidatos terão a oportunidade de desenvolver projetos com professores e alunos da UFF e de instituições parceiras. 

Essa é a terceira vez que Caroline e Thereza promovem o Desafio ConsCiência, sempre com um tema central, que muda a cada ano. “Os estudantes devem propor soluções, a partir do desenvolvimento de um projeto de pesquisa em equipe. Nosso objetivo é estimular os jovens a pensarem nos problemas reais da sociedade e promover o letramento científico dos alunos do Ensino Médio e de pré-vestibulares”, afirma Thereza Bargut.

O desenvolvimento da pesquisa será supervisionado por tutores da UFF ou de instituições de ensino parceiras. Tudo será desenvolvido em um ambiente virtual disponibilizado pelo Desafio ConsCiência, com mediação de tecnologias digitais e tendo como base a aprendizagem baseada em projetos e gamificação.

Ao final, os trabalhos serão exibidos em formato de vídeo nas redes sociais do Projeto ConsCiência na Ciência. Os trabalhos mais bem avaliados por colegas de outras equipes, por tutores, banca de especialistas e pela comunidade terão o seu mérito reconhecido com uma Menção Honrosa.

Ao longo do desafio, que acontecerá durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ocorrem lives com convidados especiais nas redes sociais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail consciencia.ciencia@gmail.com ou pelo site.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: