A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abriu inscrições para o vestibular 2022 que oferece 5.736 vagas em 64 cursos de graduação nos campus de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Petrópolis e Resende. As inscrições vão até 12 de janeiro e o edital pode ser conferido no site https://www.vestibular.uerj.br, onde também são feitas as inscrições.
Devido à pandemia da Covid-19, o vestibular 2022 será realizado em um único exame, no dia 20 de março, com questões de múltipla escolha e redação. A prova objetiva terá 60 questões de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa/Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês e Inglês), Matemática e Química. São indicados os livros de literatura “Sonetos”, de Luís de Camões, para a prova de Língua Portuguesa/Literatura, e “Uma janela em Copacabana”, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, para a Redação. As aulas dos aprovados para o primeiro semestre terão início previsto em 13 de junho. O segundo semestre vai começar em 19 de outubro.
Sistema de reserva de vagas
A Uerj oferece aos candidatos com dificuldades financeiras a possibilidade de concorrer à reserva de vagas no vestibular, desde que atendam ao requisito de ter renda per capita (por pessoa da família) mensal bruta igual ou inferior a R$ 1.650.
A distribuição das vagas será 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas; 20% para oriundos do ensino médio da rede pública; 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados por motivo de serviço.
O estudante que ingressar na Uerj pelo sistema de cotas receberá a bolsa-permanência, que atualmente é de R$ 550, até o tempo máximo do currículo previsto para cada curso. Essa ajuda de custo tem o objetivo de garantir a frequência nas disciplinas e atividades. Com esse sistema de vagas, no qual a Uerj é pioneira, estudantes de camadas sociais menos favorecidas têm a chance de cursar o ensino superior.
Deixe o seu comentário