Time Amigas do Vôlei brilha no Brasileiro Master

As meninas, que jogam juntas há apenas um ano competiram na categoria 50+, e conseguiram terminar entre as oito melhores equipes
quinta-feira, 01 de dezembro de 2022
por Vinicius Gastin
Equipe está junto há apenas um ano, e já consegue um resultado expressivo no Brasileiro (Foto: Divulgação)
Equipe está junto há apenas um ano, e já consegue um resultado expressivo no Brasileiro (Foto: Divulgação)

O time master Amigas do Vôlei, de Nova Friburgo, fez bonito durante a disputa do Campeonato Brasileiro de Vôlei Master, promovido entre os últimos dias 15 e 19, em Saquarema, na Região dos Lagos. A já tradicional competição é promovida anualmente na sede da Confederação de Desenvolvimento de Vôlei, da Confederação Brasileira de Voleibol, e este ano reuniu mais de dois mil atletas dos mais variados estados e cidades do Brasil.

A equipe Amigas do Vôlei foi criada por Marcilenia Marques e Zuleika Carvalho, e representou o município nesta disputa, sendo a primeira vez que um time feminino de Nova Friburgo participa do torneio. O resultado foi dos melhores possíveis: as meninas, que jogam juntas há apenas um ano e são comandadas pelo experiente técnico Fernando Miranda, competiram na categoria 50+, e conseguiram terminar entre as oito melhores equipes.

O 17º Campeonato Brasileiro de Voleibol Master, 2022, instituído pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), é organizado pela Unidade de Competições de Quadra, em parceria com a Federação de Voleibol Master do Rio de Janeiro (FVMR). O torneio foi disputado por equipes masculinas e femininas, de acordo com as regras oficiais da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) em vigor, com algumas exceções. Dentre elas, a permissão de até 12 substituições por set, e a altura da rede diferente da oficial nas categorias 55+, 59+ e 63+ (no masculino de 2,38 m) e nas categorias 50+, 55+, 59+, 63+, 67+ e 70+ (no feminino, de 2,20 m). As adaptações permitem o melhor desempenhos dos atletas, em acordo com as limitações decorrentes das idades mais avançadas.

Os jogos foram disputados em melhor de três sets, ou seja, dois sets vencedores de 25 pontos. Quando houve empate em 24 a 24, o set continuou a ser jogado até que uma das equipes alcançasse a diferença de dois pontos em relação ao adversário. No caso de necessidade de um terceiro set (empate em sets), ele foi disputado em melhor de 15 pontos. A cada equipe classificada em primeiro, segundo e terceiro lugares, de cada categoria, foram oferecidas 20 medalhas e um troféu.

Após a realização de todas as partidas pela fase classificatória da competição, foram definidos os finalistas da Copa do Calcário Hillo de Futebol Sub-9. Duas Barras e Monte Carmelo avançaram e vão disputar a grande final, com Macuco e Cordeiro decidindo o terceiro lugar, no próximo sábado, 3 de dezembro, no Estádio Acurcio Torres, em Cantagalo. Às 8h30, acontece a decisão do terceiro lugar. Logo após, às 9h30, será realizada a finalíssima. A competição, que teve início no final de outubro, contou com cinco equipes e quase 120 atletas participantes. A realização é da Liga Desportiva de Macuco.

  • Competição nacional foi promovida em Saquarema, e pela primeira vez, Nova Friburgo foi representada no feminino

    Competição nacional foi promovida em Saquarema, e pela primeira vez, Nova Friburgo foi representada no feminino

  • Treinadas por Fernando Miranda, meninas conseguiram terminar entre as oito melhores na categoria 50+

    Treinadas por Fernando Miranda, meninas conseguiram terminar entre as oito melhores na categoria 50+

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: