Testes positivos para Covid, que há um mês estavam zerados, voltam a aumentar

Internações hospitalares pela doença, no entanto, continuam baixas em Nova Friburgo
quarta-feira, 25 de maio de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Foto: Pexels
Foto: Pexels

Há exatamente um mês, em 24 de abril, Nova Friburgo zerava os resultados positivos nos testes diários para Covid-19 feitos no município. Naquele dia, todos os 28 testes realizados resultaram negativos. A realidade um mês depois, no entanto, já se desenha de forma diferente. Na segunda-feira, 23, foram realizados 173 testes, dos quais 42 resultaram positivos e 131 deram negativos.

O aumento de casos positivos, observado nos círculos sociais dos friburguenses nas últimas semanas, ainda não se reflete, felizmente, no volume de internações, que continuam baixas. Nos hospitais locais só havia três pacientes com Covid internados em enfermarias e apenas um em leito de UTI, conforme informado no Boletim Coronavírus, emitido pela prefeitura na noite de segunda-feira, 23.

Os óbitos por coronavírus continuam em 931 - mais cedo, no entanto, o boletim computava 932 mortes, mas a informação foi retificada pela prefeitura no fim da tarde de ontem. O total de infectados desde o início da pandemia chega a 31.081, sendo 905 profissionais de saúde. 

Em meados de março, devido à queda na procura por testes de Covid-19, graças ao avanço da vacinação no município, a prefeitura decidiu reduzir os centros de testagem de quatro para um, no posto do Suspiro. De segunda a sexta-feira o atendimento para os sintomáticos é feito no posto. das 8h às 16h. Às terças, o atendimento  começa mais tarde, às 10h, porque no início da manhã as equipes fazem a coleta de carga viral.

No início do ano, no segundo dia de divulgação de testes de Covid aplicados na rede pública, em 24 horas chegou a aumentar de 528 para 723 a quantidade diária de exames. Somente nos primeiros dias de 2022, mais de 18 mil testes foram realizados nos pontos de triagem do município, sem contar a testagem em instituições privadas, como hospitais particulares, laboratórios e farmácias.  Em um fim de semana, foram feitos 1.358 testes. Em fevereiro, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde constatou o início da queda da positividade, após o momento de alto contágio da doença. 

Fim do estado de emergência no Brasil 

No último domingo, 22, chegou ao fim o estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, decretado em função da pandemia no país.A portaria com a edição dessa medida foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga em 22 de abril passado e previa prazo de 30 dias para que estados e municípios se adequassem à nova realidade.

A decisão do Governo Federal foi tomada com base no cenário epidemiológico mais satisfatório e o avanço da campanha de vacinação no país. Segundo o Ministério da Saúde, apesar da medida, nenhuma política pública de saúde será interrompida. “O ministério dará apoio a estados e municípios em relação à continuidade das ações que compõem o Plano de Contingência Nacional”, garantiu o Governo Federal.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra