Templos religiosos reabrem para celebração presencial nesta segunda

Apesar de liberados, alguns templos optam por não realizar cerimônias e aguardam cenário mais seguro
sábado, 11 de julho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Templos religiosos reabrem para celebração presencial nesta segunda

“Próximos na fila” da flexibilização, os templos religiosos se preparam para retomar as celebrações nesta segunda-feira, 13. Poderão funcionar somente nas bandeiras amarela e verde, observadas as regras sanitárias e com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os presentes, e ocupação dos assentos disponibilizados limitada a 50%.

No entanto, segundo o pastor Gerson Acker, da Igreja Luterana de Nova Friburgo, a ordem continuará com suas atividades presenciais suspensas. “Seguindo recomendações da igreja, consideramos que a flexibilização não significa que a Covid-19 tenha cura. Seguiremos acompanhando a evolução da situação em nossa cidade e, se for favorável, pensaremos numa possível reabertura em agosto, seguindo, obviamente, todas as medidas sanitárias exigidas”, avisou.

O pastor Sérgio Paim, da Comunidade Igreja Evangélica da Família (Ceifa), também informou que a ordem religiosa permanecerá fechada para cultos até um momento oportuno. “Embora creiamos que as atividades religiosas sejam essenciais nesse momento, elas não se limitam a cultos presenciais. Portanto, mesmo sem as reuniões, as igrejas continuam assistindo os necessitados e aflitos em suas demandas diárias. Os cultos são apenas oportunidades que temos de externarmos nossa fé coletivamente. E é claro que, assim que possível, munidos de todos os critérios de segurança, retornaremos às nossas reuniões”, disse. 

Em nota, a Diocese de Nova Friburgo salientou que a retomada das celebrações com a presença de fiéis deve ser remetida previamente à Cúria Diocesana e que todas as orientações devem ser cumpridas, tendo em vista a segurança de todos, e em especial dos que integram o grupo de risco, seja por idade avançada e/ou por existência de alguma enfermidade. “A retomada das atividades está a cargo de cada sacerdote, que munido de justificativas e apoio de sua comunidade está livre para proceder ou não com a reabertura dos templos”, informa o comunicado.

A dona-de-casa Rosângela Barbirato é uma católica fervorosa e admite que está ansiosa pelo retorno das celebrações presenciais. “Sou devota e não costumo faltar à missa aos domingos. Desde que começou a pandemia e as celebrações presenciais foram suspensas ela passou a assistir as missas transmitidas pelas TVs Canção Nova e Rede Vida. “Rezo durante a transmissão, mas não é a mesma coisa. Ver as imagens do padre e os leitores sozinhos do altar com santuários imensos com os bancos vazios dá uma tristeza enorme”, observa ela que pretende voltar a frequentar as missas dominicais na Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. 

Durante o período de isolamento social, a Diocese de Nova Friburgo aderiu à tecnologia e diversas paróquias transmitiram suas missas através de redes sociais. Até mesmo a posse no último fim de semana do novo bispo Dom Luiz Antonio Lopes Ricci teve uma cerimônia restrita, com a participação de poucos membros do clero, mas que foi acompanhada por centenas de fiéis através da internet.             

Atendimento religioso em hospitais

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o projeto de lei que garante aos religiosos de todas as denominações o acesso à toda rede de saúde, privada ou pública, mesmo durante o período de vigência de pandemia, para prestar atendimento religioso aos internados, com o consentimento do paciente, de sua família e da equipe de saúde. O texto seguirá para o governador do Estado do Rio Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

 

  • Dom Luiz Ricci, bispo da Diocese de Nova Friburgo  (Foto: Diocese Nova Friburgo)

    Dom Luiz Ricci, bispo da Diocese de Nova Friburgo (Foto: Diocese Nova Friburgo)

  • Pastor Gerson Acker, da Igreja Luterana (Foto:Henrique Pinheiro)

    Pastor Gerson Acker, da Igreja Luterana (Foto:Henrique Pinheiro)

  • Pastor Sérgio Paim, da igreja evangélica Ceifa (Foto: Arquivo Pessoal)

    Pastor Sérgio Paim, da igreja evangélica Ceifa (Foto: Arquivo Pessoal)

LEIA MAIS

Uma das mais experientes e respeitadas autoridades em saúde pública do município, subsecretária de Vigilância pede exoneração

Nova Friburgo ainda contabiliza outros 41 pacientes com suspeita da doença

Recorde anterior foi há duas semanas: 135 registros de Covid de um dia para o outro

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra