Tecnologias e meteorologia contribuem para os planos de atuação no período chuvoso

De janeiro a outubro desse ano, mais de 35 mil raios já foram registrados em Nova Friburgo. População deve ficar atenta aos cuidados neste período
sexta-feira, 11 de novembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação/Energisa)
(Fotos: Divulgação/Energisa)

O período chuvoso vem chegando com força: é o que alerta o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE) para os próximos meses. Este fenômeno é muito comum em países tropicais, como é o caso do Brasil, que possui praticamente duas estações ao longo do ano: uma fria e seca e outra quente e chuvosa. 

Para se preparar para esta época do ano, além de treinar as equipes e atualizar o Plano de Contingência para Situações de Calamidade, a Energisa utiliza a meteorologia para traçar planos de atuação. Na região Sudeste, os próximos meses são de períodos mais intensos de chuva. “As chuvas no período da primavera geralmente ocorrem em forma de pancadas, que são aquelas chuvas fortes e relativamente de curta duração, por  aproximadamente 45 a 60 minutos, e que podem vir acompanhadas de relâmpagos, rajadas de vento e ocasionais quedas de granizo. Por isso, é importante manter-se em local seguro durante uma tempestade”, alerta a meteorologista Ana Paula Paes do ELAT/INPE. E para este final de semana prolongado, a previsão é de dias seguidos de chuvas com volume relativamente alto até quarta-feira (16/11). 

O gerente do departamento de Operações Victor Rispoli explica que a empresa monitora e acompanha as previsões climáticas e intensidade das chuvas e ventos, o que contribui nas estratégias para diminuir os impactos na operação da Energisa. “Isso envolve desde a quantidade de colaboradores de plantão, no campo e no administrativo, disponibilidade de material para manutenções emergenciais e necessidade de veículos extras, além do uso de tecnologias como drones para agilizar na identificação das ocorrências”, afirmou. Rispoli lembra que a rede elétrica está sujeita a intempéries, quase sempre causada por fatores externos, como ventanias e quedas de objetos e árvores sobre a rede que provocam o rompimento dos cabos de energia e queda de postes. 

Segundo o INPE, o Brasil é líder em incidência de raios no mundo. Este ano já foram registrados, de janeiro a setembro, 100 milhões de descargas atmosféricas, sendo mais de 35 mil na área de concessão da Energisa em Nova Friburgo. No mesmo período, a região apresentou acumulados de chuva acima da média climatológica do período.

Rispoli destaca também o quanto é importante a atenção da população em adotar medidas de segurança em dias de chuva e tempestades com raios. “Os raios podem atingir diretamente as pessoas e imóveis ou por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, redes de TV e internet  via cabo. Por isso, se perceber uma tempestade se aproximando, o recomendável é retirar todos os equipamentos da tomada e ficar em local seguro”. Ele recomenda um vídeo bem fácil para quem quer se proteger. O INPE também preparou um material de como de se proteger contra raios. Clique aqui e fique por dentro.

Serviço:

Em caso de cabos partidos e ocorrências de falta de energia, entre em contato com a Energisa, por meio dos canais digitais:

  • Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

  • Agência Digital: energisa.com.br

  • Atendente virtual (Gisa): www.gisa.energisa.com.br

  • Call Center: 0800 032 0196.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: