Taxa de ocupação hoteleira chegou a 90% no feriadão

Dias de folia também aqueceram a economia e geraram empregos, segundo balanço da prefeitura
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

A Prefeitura de Nova Friburgo divulgou nesta sexta-feira, 24, um balanço do Carnaval no município e o classificou como “o melhor de todos os tempos”, devido à grande estrutura fornecida nos seis dias de folia com atrações para todos os públicos, no Centro e nos distritos de Lumiar, São Pedro da Serra e Amparo. O balanço destaca também que o Carnaval movimentou a economia, atraiu turistas e gerou milhares de empregos temporários.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a taxa de ocupação hoteleira no município chegou a 90%, sendo que em alguns estabelecimentos, todas as acomodações foram preenchidas. O Carnaval gerou a contratação de 130 seguranças privados e 25 bombeiros civis. Nos postos médicos de atendimento emergencial, foram dez vagas criadas. Além disso, as equipes envolvidas com montagem da estrutura, incluindo som, iluminação, palcos, tendas, trio elétrico e banheiros contaram com aproximadamente 100 pessoas, além de todas as demais contratações indiretas para diversos setores no período.

Já as escolas de samba dos grupos A (antigos blocos de enredo) e Especial empregaram cerca de 2.750 pessoas que atuaram diretamente na produção, organização, confecção de fantasias, adereços e alegorias. Nas 38 barracas de comidas e bebidas, 160 pessoas trabalharam durante os seis dias de evento. A média de venda por barraca foi de R$40 mil, totalizando mais de R$ 1,5 milhão movimentados durante o feriadão.

Segurança 

O Carnaval 2023 de Nova Friburgo também teve um balanço positivo em relação à segurança. De acordo com a Polícia Militar, responsável pelo patrulhamento, o Carnaval ocorreu de forma amistosa e apenas um furto foi registrado pelos policiais que estavam nas ruas e contaram com o monitoramento do Programa Cidade Inteligente apoiando o policiamento. Já a Polícia Civil informou que os registros foram em decorrência de extravios de documentos e furtos de celulares, sem ocorrências com maior gravidade.

“Não ocorreram grandes confusões ou tumultos, nada que comprometesse a organização do Carnaval. Fizemos o aumento do plantão, mas não houve um volume expressivo de ocorrências. Por parte da Polícia Civil, a avaliação foi muito positiva”, destacou o delegado Henrique Pessoa, titular da 151ª DP.

Programação diversificada 

A programação do Carnaval de Nova Friburgo começou na quinta-feira, 16, e seguiu até terça-feira, 21, arrastando milhares de foliões pelas ruas nos desfiles das escolas de samba e blocos de embalo. Neste ano outras atrações fizeram do Carnaval friburguense ainda maior, como as micaretas com trio elétrico e os shows com grandes nomes da música, assim como as apresentações de artistas locais nos palcos montados nas ruas Rua Monte Líbano e Oliveira Botelho. 

Os distritos de Lumiar, São Pedro da Serra e Amparo também receberam atrações exclusivas. Tudo isso garantiu o sucesso da folia em Nova Friburgo. Para 2024, a prefeitura promete um carnaval ainda maior.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: