Taxa de incêndio tem vencimentos nesta semana

Os vencimentos, referentes ao exercício de 2020, se estendem até a próxima sexta
segunda-feira, 15 de março de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A taxa de incêndio cobre aquisição de equipamentos para os bombeiros (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A taxa de incêndio cobre aquisição de equipamentos para os bombeiros (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) iniciou nesta segunda-feira, 15, a cobrança da Taxa de Incêndio. Os vencimentos, referentes ao exercício de 2020, se estendem até a próxima sexta-feira, 19. Os valores do tributo variam entre R$ 33,41 (para imóveis com até 50 metros quadrados de área construída) e R$ 2.004,51 (bens não-residenciais com mais de mil metros quadrados). O contribuinte que não recebeu o boleto em casa  pode consultar o site do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros (Funesbom) - http://www.funesbom.rj.gov.br e emitir a segunda via.

Nesta segunda, 15, venceram as taxas dos imóveis com finais de inscrição 0 e 1; finais 2 e 3 (vencem hoje, 16); finais 4 e 5 (quarta-feira, 17); finais 6 e 7 (quinta-feira, 18), e finais 8 e 9 (sexta-feira, 19). Para imprimir os boletos, os contribuintes podem conferir os números de inscrição dos imóveis nas guias da taxa de incêndio dos anos anteriores ou digitar o CPF do proprietário no site do Funesbom. 

Recursos

Os recursos apurados anualmente com a taxa de incêndio são aplicados no reequipamento operacional, com a aquisição de materiais e viaturas de prevenção e combate a incêndios, socorro e emergência em vias públicas, busca e salvamento terrestre, aéreo e marítimo; na capacitação e atualização de recursos humanos; e na manutenção do Corpo de Bombeiros e dos órgãos da Secretaria de Estado da Defesa Civil, sempre visando à melhoria da prestação de serviços à população. 

Isenção

Conforme prevê a legislação vigente, ficam isentos do pagamento da taxa de incêndio aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física que sejam proprietários ou locatários de apenas um imóvel residencial no Estado do Rio de Janeiro, medindo até 120 metros quadrados, e que recebam proventos ou pensão de até cinco salários mínimos; além de igrejas e templos de qualquer culto. A isenção, porém, não é automática. O beneficiário precisa apresentar a documentação necessária que comprove os requisitos acima estabelecidos em um dos 63 postos de atendimento do Funesbom.

Taxa de Incêndio

A contribuição é uma obrigação tributária, prevista no Código Tributário do Estado do Rio de Janeiro. É exigida aos municípios abrangidos pelo sistema de prevenção e extinção de incêndios, tanto naqueles que possuem o serviço instituído pelo Estado, quanto nos municípios vizinhos, desde que as suas sedes sejam distantes até 35 quilômetros das sedes dos municípios em que o serviço esteja instalado.

 

LEIA MAIS

Contribuinte deverá elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível no site da Receita Federal

Valores serão depositados na próxima quarta

Melhora pode estar relacionada ao retorno de eventos como feiras, atividades esportivas/culturais, carnaval e recuperação geral da economia

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: imposto