Nas redes sociais, o Friburguense costuma sempre compartilhar as postagens referentes às categorias inferiores com a hashtag “#abaseéofrizão”. E não é exagero dizer que as divisões de base têm sido, nos últimos anos, o grande ponto de equilíbrio no clube. Pelo contrário. Sem grandes recursos para altos investimentos, o Tricolor da Serra aposta nos garotos desde muito jovens, e vai colhendo os frutos com o passar dos anos. Um exemplo é o atual time do Sub-20, envolvido em mais um jogo decisivo neste fim de semana.
Boa parte do plantel, dirigido à beira do campo por Vaguinho, já compôs o elenco profissional este ano, jogou com alguma regularidade e formará também a base para 2023. Mais do que isso: não são poucos os meninos desta equipe que estão no clube desde os 12 ou 13 anos de idade, cumprindo cada etapa do desenvolvimento até chegar à categoria anterior à profissionalização.
É com este trabalho, reforçado pelo sentimento desenvolvido pelos meninos – muitos deles nascidos em Nova Friburgo – que o Friburguense recebe o América neste sábado, 22, às 15h, no Eduardo Guinle, em duelo válido pelas semifinais da Taça Corcovado, o segundo turno do Campeonato Carioca Série A2 Sub-20. A vaga foi carimbada após a goleada por 4 a 0 sobre a Cabofriense, na rodada final da fase de classificação. Com a derrota do Maricá para o Americano, o Tricolor da Serra passou com a primeira colocação do grupo B. O fato garantiu, além do mando de campo, a vantagem de jogar pelo empate.
Na outra semifinal, no mesmo dia e horário, vão se enfrentar América e Maricá, em partida que acontece no CT do time de Campos dos Goytacazes. A grande final está prevista para acontecer na próxima quarta-feira, 26, em estádio a ser definido por sorteio realizado na Ferj. A equipe mandante da final da Taça Corcovado Sub-20, do Campeonato Carioca da Série A2 da categoria, será o vencedor da semifinal que envolve exatamente o Friburguense. O Olaria foi o campeão do primeiro turno e aguarda o vencedor do segundo para a grande final da competição.
Deixe o seu comentário