Sub-20 do Friburguense estreia na Copa Rio

Equipe tem novo desafio nesta temporada, após boa campanha no Campeonato Estadual
quinta-feira, 23 de setembro de 2021
por Vinicius Gastin
 Tricolor volta a encontrar o América na Copa Rio Sub-20, em dois confrontos
Tricolor volta a encontrar o América na Copa Rio Sub-20, em dois confrontos

A garotada foi bem na Série A2 do Campeonato Carioca Sub-20. Finalista da Taça Corcovado após uma boa campanha na Taça Santos Dumont, a equipe do Friburguense serviu como base para a disputa da Copa Rio profissional. E agora terá a oportunidade de jogar exatamente esta competição na própria categoria.

De acordo com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), a Copa Rio Sub-20 é o novo nome do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG). A tabela foi definida por sorteio, e apontou para um desafio complicado: o Tricolor da Serra vai enfrentar o América, campeão da Série A2. O jogo de ida será nesta quinta-feira, 23, às 15h, no Giulite Coutinho, e o de volta na quarta-feira que vem, 29, no estádio Eduardo Guinle. Quem avançar enfrenta o Botafogo na próxima fase.

Em 2021 a competição vai contar com a participação de 24 clubes, sendo 11 pertencentes à Série A, 12 à Série A2 e o campeão estadual Sub-20 da Série B1 de 2019. Terão condição de participar da competição atletas nascidos a partir de 2001. No entanto, a partir da segunda fase, também poderão ser inscritos até cinco atletas nascidos a partir de 1998.

A copa será disputada em cinco fases, sempre no sistema de cruzamento olímpico (mata–mata), em partidas de ida e volta. Havendo empate em pontos ganhos ao final da segunda partida, o critério de desempate será o saldo de gols. Persistindo o empate a decisão dar-se-á pela cobrança de pênaltis. Os oito clubes da série A melhores colocados no campeonato estadual Sub-20 de 2021 não participam da primeira fase.

Dentre os clubes da elite, Flamengo e Volta Redonda optaram por não participar. Assim, os oito da Série A que estão isentos da etapa inicial da competição são Botafogo Vasco da Gama, Fluminense, Resende, Nova Iguaçu, Madureira, Boavista e Bangu. A Portuguesa é a única que deverá jogar já desde o início.

Da Série A2 estarão presentes, além do Friburguense, Cabofriense, Audax Rio (campeão da Série B1 Sub-20 de 2019), América, Duque de Caxias e Gonçalense, que disputaram a segundona da categoria em 2021. Maricá, Sampaio Corrêa, Artsul, Angra dos Reis, Americano e Macaé também participam desta edição. Completam a relação o Olaria, como vice-campeão da Série B1 Sub-20 de 2019 (herda a vaga do Audax), o Barra da Tijuca (terceiro colocado da B1 Sub-20 de 2019, substituindo o Flamengo) e o Serra Macaense (quarto colocado da B1 Sub-20 de 2019, substituindo o Volta Redonda).

A garotada do Friburguense fez bonito na Série A2 Sub-20, o que gera uma boa expectativa para a disputa da Copa Rio. Com grande campanha nos dois turnos – 19 pontos no geral, um dos melhores desempenhos do campeonato -, o Frizão foi quase impecável na Taça Corcovado. Desta forma, chegou à final contra o Audax, e terminou a competição com o vice-campeonato.

Na primeira rodada, o Friburguense havia somado um ponto ao empatar com a Cabofriense, fora de casa, por 1 a 1. No segundo desafio, o Tricolor da Serra bateu o Gonçalense por 1 a 0, e logo depois goleou o Duque de Caxias por 5 a 1. Antes de bater o Audax por 3 a 0, o Frizão empatou com o América, no Eduardo Guinle, por 1 a 1. Foram três vitórias e dois empates, com 11 pontos conquistados. Onze gols marcados e três sofridos. O adversário da final fez um ponto a mais.

Mesmo sem vaga na final, o Friburguense também teve boa campanha na Taça Santos Dumont, o primeiro turno do Estadual da categoria: em cinco jogos foram duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com oito pontos ganhos, oito gols marcados e outros oito sofridos.

 

Os confrontos

  • Americano x Maricá (quem passar, vai enfrentar o Nova Iguaçu)
  • Audax Rio x Nova Iguaçu (quem passar, encara o Vasco)
  • Barra da Tijuca x Sampaio Corrêa (quem passar, pega o Bangu)
  • Tigres do Brasil x Olaria (quem passa, joga com o Boavista)
  • Macaé x Serra Macaense (quem passa, enfrenta o Madureira)
  • Portuguesa x Gonçalense (quem passar, encara o Fluminense)
  • Duque de Caxias x Cabofriense (quem passar, pega o Resende)
  • Friburguense x América (quem passa, encara o Botafogo)

 

LEIA MAIS

Neste primeiro momento, duas equipes conseguiram se destacar, alcançando vitórias importantes e já largando na frente na tabela de classificação

Tricolor se volta também para decisão da Taça Santos Dumont Sub-20, neste sábado

Jogo foi de muita luta e aplicação, diante de um rival também qualificado; meta agora é a final de sábado

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol