Sub-20 do Friburguense estreia na Copa Rio

Equipe tem novo desafio nesta temporada, após boa campanha no Campeonato Estadual
quinta-feira, 23 de setembro de 2021
por Vinicius Gastin
 Tricolor volta a encontrar o América na Copa Rio Sub-20, em dois confrontos
Tricolor volta a encontrar o América na Copa Rio Sub-20, em dois confrontos

A garotada foi bem na Série A2 do Campeonato Carioca Sub-20. Finalista da Taça Corcovado após uma boa campanha na Taça Santos Dumont, a equipe do Friburguense serviu como base para a disputa da Copa Rio profissional. E agora terá a oportunidade de jogar exatamente esta competição na própria categoria.

De acordo com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), a Copa Rio Sub-20 é o novo nome do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG). A tabela foi definida por sorteio, e apontou para um desafio complicado: o Tricolor da Serra vai enfrentar o América, campeão da Série A2. O jogo de ida será nesta quinta-feira, 23, às 15h, no Giulite Coutinho, e o de volta na quarta-feira que vem, 29, no estádio Eduardo Guinle. Quem avançar enfrenta o Botafogo na próxima fase.

Em 2021 a competição vai contar com a participação de 24 clubes, sendo 11 pertencentes à Série A, 12 à Série A2 e o campeão estadual Sub-20 da Série B1 de 2019. Terão condição de participar da competição atletas nascidos a partir de 2001. No entanto, a partir da segunda fase, também poderão ser inscritos até cinco atletas nascidos a partir de 1998.

A copa será disputada em cinco fases, sempre no sistema de cruzamento olímpico (mata–mata), em partidas de ida e volta. Havendo empate em pontos ganhos ao final da segunda partida, o critério de desempate será o saldo de gols. Persistindo o empate a decisão dar-se-á pela cobrança de pênaltis. Os oito clubes da série A melhores colocados no campeonato estadual Sub-20 de 2021 não participam da primeira fase.

Dentre os clubes da elite, Flamengo e Volta Redonda optaram por não participar. Assim, os oito da Série A que estão isentos da etapa inicial da competição são Botafogo Vasco da Gama, Fluminense, Resende, Nova Iguaçu, Madureira, Boavista e Bangu. A Portuguesa é a única que deverá jogar já desde o início.

Da Série A2 estarão presentes, além do Friburguense, Cabofriense, Audax Rio (campeão da Série B1 Sub-20 de 2019), América, Duque de Caxias e Gonçalense, que disputaram a segundona da categoria em 2021. Maricá, Sampaio Corrêa, Artsul, Angra dos Reis, Americano e Macaé também participam desta edição. Completam a relação o Olaria, como vice-campeão da Série B1 Sub-20 de 2019 (herda a vaga do Audax), o Barra da Tijuca (terceiro colocado da B1 Sub-20 de 2019, substituindo o Flamengo) e o Serra Macaense (quarto colocado da B1 Sub-20 de 2019, substituindo o Volta Redonda).

A garotada do Friburguense fez bonito na Série A2 Sub-20, o que gera uma boa expectativa para a disputa da Copa Rio. Com grande campanha nos dois turnos – 19 pontos no geral, um dos melhores desempenhos do campeonato -, o Frizão foi quase impecável na Taça Corcovado. Desta forma, chegou à final contra o Audax, e terminou a competição com o vice-campeonato.

Na primeira rodada, o Friburguense havia somado um ponto ao empatar com a Cabofriense, fora de casa, por 1 a 1. No segundo desafio, o Tricolor da Serra bateu o Gonçalense por 1 a 0, e logo depois goleou o Duque de Caxias por 5 a 1. Antes de bater o Audax por 3 a 0, o Frizão empatou com o América, no Eduardo Guinle, por 1 a 1. Foram três vitórias e dois empates, com 11 pontos conquistados. Onze gols marcados e três sofridos. O adversário da final fez um ponto a mais.

Mesmo sem vaga na final, o Friburguense também teve boa campanha na Taça Santos Dumont, o primeiro turno do Estadual da categoria: em cinco jogos foram duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota, com oito pontos ganhos, oito gols marcados e outros oito sofridos.

 

Os confrontos

  • Americano x Maricá (quem passar, vai enfrentar o Nova Iguaçu)
  • Audax Rio x Nova Iguaçu (quem passar, encara o Vasco)
  • Barra da Tijuca x Sampaio Corrêa (quem passar, pega o Bangu)
  • Tigres do Brasil x Olaria (quem passa, joga com o Boavista)
  • Macaé x Serra Macaense (quem passa, enfrenta o Madureira)
  • Portuguesa x Gonçalense (quem passar, encara o Fluminense)
  • Duque de Caxias x Cabofriense (quem passar, pega o Resende)
  • Friburguense x América (quem passa, encara o Botafogo)

 

LEIA MAIS

Time de Olaria vem se consolidando com uma das forças do futebol amador friburguense nos últimos anos

Trabalho com jovens vem rendendo bons frutos ao Friburguense nos últimos anos

Já Serrano, de Petrópolis, decide título do primeiro turno da Série B1

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: futebol