STJ decide: ITBI deve ser calculado sobre valor de mercado do imóvel

Tribunal analisou recurso apresentado pela Prefeitura de São Paulo
sábado, 26 de fevereiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro
Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro

Por unanimidade, a 1ª  Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o ITBI, ou Imposto  de Transmissao de Bem Imóvel, que é cobrado de quem compra na transação, deve ser calculado com base no valor de mercado, ou seja, o que foi realmente pago no negóciom e não mais pelo valor fixado pelas prefeituras para o cálculo do IPTUm que é o valor venal, normalmente mais baixo.  O ITBI é recolhido pelos municípios.

O STJ analisou um recurso apresentado pela prefeitura de São Paulo, mas foi aplicado no caso o chamado "recurso repetitivo". Na prática, segundo o jornal O Globo, isso significa que a decisão do STJ deverá ser aplicada em outros processos que tratam da mesma questão.

A Prefeitura de São Paulo usava um terceiro índice, que não correspondia necessariamente ao usado no IPTU nem ao que foi realmente pago na transação imobiliária. Ao analisar esse caso, o Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo disse que esse índice não poderia mais ser utilizado e definiu que a prefeitura deveria usar ou o valor real da compra ou o valor de referência para o IPTU, optando pelo mais caro.

A prefeitura recorreu e o caso foi analisado pela 1ª Seção do STJ. A decisão foi diferente do que queria o município e também do que havia sido definido pelo TJ paulista. Pelo que foi definido pelo STJ, o ITBI só poderá ser calculado com base no valor pago na compra do imóvel.

O relator do processo, ministro Gurgel de Faria, estabeleceu três teses. Pela primeira, "a base de cálculo do ITBI é o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado, não estando vinculado à base de cálculo do IPTU".

A segunda tese foi: "O valor da transação declarada pelo contribuinte goza de presunção de que é condizente com o valor de mercado e somente pode ser afastada pelo Fisco mediante regular instauração de processo administrativo próprio." Por fim, determinou que “o município não pode arbitrar previamente a base de cálculo do ITBI.”

LEIA MAIS

Contribuinte deverá elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponível no site da Receita Federal

Valores serão depositados na próxima quarta

Melhora pode estar relacionada ao retorno de eventos como feiras, atividades esportivas/culturais, carnaval e recuperação geral da economia

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: imposto