Sinal do 5G começa a funcionar no Rio; veja como ter acesso à tecnologia

Além da capital fluminense, outras três foram contempladas nesta segunda
segunda-feira, 22 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Sinal do 5G começa a funcionar no Rio; veja como ter acesso à tecnologia

O sinal 5G (standalone), quinta geração de internet móvel, foi ativado no município do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 22. A nova tecnologia trafega numa nova frequência, o que o diferencia do 4G e de outras tecnologias já existentes.

O protocolo de transmissão de dados alcança velocidades entre 20 e 50 vezes maiores, além de permitir a conectividade de um maior número de dispositivos, o que possibilitará, no futuro, a integração de carros autônomos e robôs. Além do município do Rio, outras três capitais brasileiras foram contempladas nesta segunda: Florianópolis (SC), Palmas (TO) e Vitória (ES).

O que é preciso para ter acesso

Para ter acesso à internet móvel de quinta geração, a pessoa precisa ter um celular habilitado para essa tecnologia. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados. Quem tem um celular da Apple precisa baixar uma atualização de software, que ainda será disponibilizada. Neste momento, também não está sendo solicitada a troca de chip. O 5G oferecido hoje por algumas operadoras utiliza frequências de 4G e antenas 5G, ou seja, não é o 5G puro.

Troca da antena parabólica

Famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal têm até 90 dias para fazerem o agendamento da instalação do kit gratuito da antena parabólica 5G. Para efetuar o agendamento, é preciso ligar gratuitamente para o número 0800 729 2404 ou acessar o endereço eletrônico do Siga Antenado (www.sigaantenado.com.br).

É importante fazer essa transição para que as famílias não corram o risco de terem a transmissão dos canais de TV com interferência, ou seja, áudio não funcionar, a imagem ficar preto e branco, com chiado, entre outros.

Ainda segundo o Siga Antenado, a instalação será efetuada sem custo logo após o cadastro ser verificado. Já as pessoas que têm parabólica e não são inscritas em nenhum programa social do governo terão que fazer essa alteração de forma particular, contratando alguma empresa.

Operadoras

Neste primeiro momento, o sinal do 5G chega às capitais do país restrito a alguns bairros, salvo exceções, pois o edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes. O número vai crescer conforme o passar dos anos.

Contudo, nada impede que as operadoras instalem mais antenas do que o mínimo exigido - o que vem acontecendo nas capitais em que a tecnologia já está disponível. A área de abrangência de cobertura neste início do serviço faz parte da estratégia comercial de cada operador.

Segundo a Anatel, no Rio de Janeiro, o número mínimo de antenas exigido no edital do leilão para ativação do serviço era de 252 para as três operadoras que atuam na capital fluminense (Claro, Tim e Vivo). A Agência Nacionalde Telecomunicações (Anatel) já recebeu 723 pedidos de licenciamento de antenas 5G na cidade, 287% a mais.

O que é o 5G

É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G. A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.

Celulares compatíveis com o 5G

A Anatel considera cerca de 70 celulares homologados para o 5G. Veja quais são compatíveis com qual tipo de conexão.

  • Apple: iPhone 12; iPhone 12 Mini; iPhone 12 Pro; iPhone 12 Pro Max; iPhone 13; iPhone 13 Mini; iPhone 13 Pro; iPhone 13 Pro Max; e iPhone SE. 
  • Samsung: Galaxy A13; Galaxy A22 5G; Galaxy A23 5G; Galaxy A32 5G; Galaxy A33 5G; Galaxy A52 5G; Galaxy A52s 5G; Galaxy A53 5G; Galaxy A73 5G; Galaxy M23 5G; Galaxy M33; Galaxy M52; Galaxy M53; Galaxy Note 20 5G; Galaxy Note 20 Ultra 5G; Galaxy S20 FE; Galaxy S21; Galaxy S21 FE; Galaxy S21 Ultra; Galaxy S21+; Galaxy S22; Galaxy S22 Ultra; Galaxy S22+; Galaxy Z Flip 3; Galaxy Z Fold 2; Galaxy Z Fold 3; Galaxy Z Fold 4; e Galaxy Z Flip 4.
  • Xiaomi: Mi 10T; Mi 10T Pro; Mi 11; Poco F3; Poco M3 Pro; Poco M4 5G; Poco X4 Pro 5G; Redmi 10 5G; Redmi Note 10 5G; Xiaomi Redmi Note 11 Pro 5G; Xiaomi 11 Lite 5G NE; Xiaomi 12; e Xiaomi 12 Lite 5G. 
  • Motorola: Moto G 5G; Moto G 5G Plus; Moto G50 5G; Moto G62 5G; Moto G82 5G; Moto G100; Moto G200; Moto G50 5G; Moto G71; Motorola Edge; Motorola Edge Plus; Motorola Edge 20; Motorola Edge 30; Motorola Edge 30 Ultra; Motorola Edge 30 Fusion; Motorola Edge 20 Lite; e Motorola Edge 20 Pro. 
  • Nokia: Nokia G50. 
  • Positivo Tecnologia: Infinix ZERO 5G. 
  • Lenovo: Lenovo Legion Phone Duel. 
  • Asus: ROG Phone 5; ROG Phone 5s; Zenfone 8; Zenfone 8 Flip; ROG Phone 3; Zenfone 7 Realme; Realme GT 2 Pro; Realme 8 5G; Realme GT Master Edition; Realme 9 Pro +; Realme 7 5G; TCL; TCL 20 Pro 5G. 
  • Zebra Technologies: Zebra TC15. 


Celulares compatíveis com 2G, 3G e 4G vão parar de funcionar?

Não. A Anatel não tem expectativa de descontinuar as tecnologias anteriores em curto prazo. O 5G agrega novas faixas de frequência à telefonia celular, mas não altera as faixas já disponibilizadas para o uso do serviço.

(Com informações do G1)

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: