Sesi inscreve para 120 vagas gratuitas em Nova Friburgo

Podem concorrer jovens que estejam cursando o 9º do Ensino Fundamental com renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 mínimo
terça-feira, 17 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Até o próximo dia 22, jovens de Nova Friburgo, que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, podem se candidatar ao processo seletivo de 120 vagas gratuitas para o Novo Ensino Médio da Escola Sesi com formação técnica em parceria com o Senai para os cursos de mecatrônica, desenvolvimento de sistemas e vestuário. O edital completo está disponível no site www.escolafirjansesi.com.br/ensinomedio, onde podem ser feitas as inscrições.

A aplicação das provas será em 2 de dezembro com 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. São reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência (PCDs) – física, visual, auditiva, intelectual ou com transtorno do espectro autista. O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro de 2024. Os candidatos devem ter renda familiar per capita bruta de, no máximo, 1,5 salário mínimo. Mais informações pelo telefone 0800 0231 231 (ligação gratuita).

“A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio), através do Sesi e do Senai, tem condições de fazer uma entrega de grande valor e impacto para a indústria e para a sociedade, com o Ensino Médio de qualidade aliado aos cursos técnicos de excelência. Essa parceria no novo Ensino Médio tem trazido bons resultados. Os cursos técnicos são ofertados em diversas áreas tecnológicas. Assim, o aluno pode optar pela área que deseja. As inscrições são limitadas a cinco candidatos por vaga”, observa Edson Melo, gerente de Educação Profissional do Senai.

Documentação necessária

Na inscrição, o candidato deve preencher o formulário com os dados solicitados e anexar os documentos (fazendo upload) a seguir:

• Carteira de Identidade (frente e verso);

• CPF (dispensável caso conste o número do CPF na Carteira de Identidade);

• Estar em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental em 2023, precisa apresentar a comprovação documental;

• Certificado de Conclusão ou Declaração de Matrícula original no 9º ano do Ensino Fundamental (com no máximo 30 dias de emissão no dia da inscrição);

• Autodeclaração de baixa renda (modelo no edital – Anexo I). Alguns candidatos são dispensados dessa obrigatoriedade, os detalhes estão no edital;

• Comprovante de dependência de industriário (ou ex-industriário com vínculo até 3 anos antes da data de publicação do edital), conforme definição do item quando for o caso.

Ensino Médio do Sesi-Senai

“O currículo conta com 4.200 horas para que os alunos tenham toda a formação básica, humana e para o mundo do trabalho; e assim poderem escolher se querem seguir a carreira acadêmica, entrar na universidade, ou entrar logo no mercado de trabalho”, avalia Vinícius Mano, coordenador de Conteúdo de Educação Básica do Sesi.

Os alunos complementam sua formação optando por dois clubes de área de conhecimento a cada ano (linguagem, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas), e opção de aulas para desenvolvimento científico ou com foco na criatividade a partir da arte contemporânea, além de oficinas extraclasse, incorporando mais cultura na educação básica. O horário será integral e ainda haverá aulas aos sábados.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: