Sesi é destaque em torneio de robótica com bueiros inteligentes

Titãs da Serra conquistaram a 7ª posição e classificaram-se como suplentes para a etapa nacional
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Os Titãs da Serra, equipe de robótica formada por alunos da Escola Sesi Friburgo, conquistaram a sétima colocação geral no Torneio Sesi de Robótica First Lego League, realizado nos últimos dias 14 e 15, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Com o resultado, o time foi classificado como suplente para a etapa nacional que ocorrerá em São Paulo em março.

O torneio tem por objetivo explorar a inteligência, a expertise e a criatividade de estudantes de 9 a 16 anos, matriculados nos ensinos fundamental e médio. Nesta etapa participaram 33 equipes. Nesta temporada, os grupos utilizaram a robótica para apresentar soluções que possam colaborar para a construção de cidades mais inteligentes e sustentáveis para as gerações futuras.

A equipe friburguense se baseou em um problema bastante comum durante o verão em diversas cidades: os alagamentos. “Avaliando um problema que a população enfrenta todos os anos, os alunos elaboraram um projeto capaz de contribuir para melhoria da captação das águas de chuva e é aí, que entram os bueiros inteligentes”, explica o instrutor da equipe, Vagner Jandre.

O projeto não é inédito, mas o diferencial está no acompanhamento em tempo real através de sensores e câmeras. A proposta é o uso de um cesto para evitar que o lixo e objetos carregados pela água entrem no sistema de drenagem e sigam para os rios. Os sensores infravermelhos fariam a análise da quantidade de resíduos e um alerta seria emitido para os órgãos responsáveis cada vez que o cesto alcançasse um nível crítico e a limpeza fosse necessária. 

“Com isso poderíamos ter antecedência aos problemas. Como é inviável cuidar previamente de todos os bueiros da cidade, o monitoramento deles poderia garantir a limpeza e a manutenção a fim de evitar que a chuva causasse alagamentos e todos os problemas já conhecidos. Todo o sistema de bueiros estaria interligado a rede de câmeras da prefeitura”, explicou o estudante João Vitor Tinoco Moura.

Além da inovação, a equipe formada por Ana Luisa Machado, Nikolas Schumaker, Lucas Vieira Fernandes, Letícia de Freitas Sinder, Guilherme Cler Gabril, Sarah Simões Guzzo, Caio Mello de Barros, Maria Clara Lopes Strioto e Nicolly dos Santos Caetano, além de João Vitor e dos instrutores Vagner e Marlon Fernandes da Rocha, teve que apresentar bom desempenho em outras tarefas, como o uso do robô autônomo na mesa de competições. Foram 14 missões e os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, atuaram simulando situações reais. Os alunos também foram avaliados na categoria Design do Robô, onde os times puderam utilizar sensores de movimento, cor, controladores e motores, além da estratégia e programação. Por fim, na categoria Core Values, os jovens comprovaram a capacidade de trabalhar em equipe, com inclusão, diversão e inovação.

O Torneio First Lego League 

O torneio faz parte de um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos.

Criado em 1998 pela First, uma organização não governamental dos Estados Unidos, em parceria com o Grupo Lego, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos com peças da tecnologia Lego Mindstorm. No Brasil, desde 2013, o Sesi é o operador oficial do torneio (etapas regionais e nacional).

LEIA MAIS

Inscrições estão abertas até o próximo dia 16. Curso será articulado com o ensino técnico do Senai

Curso preparatório amplia a possibilidade de acesso às concorridas vagas em universidades

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: sesi | robótica