Sesi abre processo seletivo para 80 vagas gratuitas de ensino médio

Inscrições estão abertas até o próximo dia 16. Curso será articulado com o ensino técnico do Senai
sábado, 07 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Paula Johas)
(Foto: Paula Johas)

Jovens que estejam cursando ou tenham terminado o 9º ano do ensino fundamental podem se candidatar ao processo seletivo de 80 vagas gratuitas para o ensino médio da Escola Sesi articulado com o curso técnico do Senai. Em Nova Friburgo são 76 vagas de ampla concorrência e quatro vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD). Em todo o estado do Rio são 1.400 oportunidades distribuídas em 13 unidades para aulas em turno integral em 2021. O edital está disponível no site da Escola Sesi (www.escolafirjansesi.com.br/ensinomedio). As inscrições devem ser realizadas até às 18h do próximo dia 16.

No ato de inscrição, os interessados devem fornecer uma autodeclaração de renda familiar per capita bruta de até 1,5 salários mínimos (alguns candidatos são dispensados desta obrigatoriedade - confira detalhes no edital) e apresentar a declaração de escolaridade ou certificado de conclusão do 9º ano do ensino fundamental. O processo é aberto para a comunidade em geral, com prioridade de vagas para candidatos do 9º ano da Escola Sesi e para dependentes de industriários ou ex-industriários (neste caso, com até três anos de desligamento da empresa até a data de publicação do edital).

Na Região Metropolitana são ofertadas 680 oportunidades e no interior, além de Nova Friburgo, 720 vagas são distribuídas entre as unidades de Barra do Piraí, Barra Mansa, Macaé, Petrópolis, Resende e Volta Redonda. Regina Malta, gerente geral de Educação do Senai-Sesi, destaca que a proposta da instituição é de investir na formação de jovens com a perspectiva de futuro, com uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento humano e tecnológico. “A Escola Sesi reforça a proposta de unir o ensino médio com o curso técnico do Senai, preparando os jovens para os desafios da cidadania, do trabalho da inovação e da continuidade de estudos”. 

Calendário do edital

O edital completo está disponível no site da Escola Firjan Sesi e as inscrições devem ser realizadas através do site www.escolafirjansesi.com.br/ensinomedio, até às 18h do próximo dia 16.

Os locais de prova serão divulgados on-line às 13h do próximo dia 19. As provas serão aplicadas presencialmente no dia 26, das 10h às 13h. A avaliação será composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas dos anos finais do ensino fundamental.

A inscrição será feita apenas pelo site da escola e os candidatos têm que anexar os documentos no momento da mesma. Cada documento anexado -  carteira de identidade; cópia do CPF; cópia da declaração de escolaridade ou da declaração de conclusão do 9º ano do ensino fundamental; autodeclaração de renda (exceto casos justificáveis - de acordo com o edital, o qual requerem, também, documentação específica); comprovante de dependência de industriário ou ex-industriário com vínculo até três anos antes da data de publicação do edital - deve ter no máximo 1MB e ser de um dos formatos (pdf, bmp, jpeg ou jpg). Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231 (ligação gratuita).

 

LEIA MAIS

Oportunidades são para jovens de 14 a 24 anos

Cursos são gratuitos e na modalidade a distância

São 145 vagas em Friburgo. Candidatos devem comprovar renda familiar mensal per capita bruta de no máximo 1,5 salário-mínimo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: sesi | Senai