Senac capacita jovens aprendizes para as empresas fluminenses

Após seleção dos candidatos, eles podem ser matriculados em cursos gratuitos da insituição
sábado, 06 de março de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Para ajudar as empresas do setor do comércio de bens, serviços e turismo do Estado do Rio de Janeiro a cumprir a Lei de Aprendizagem, o Senac está oferecendo cursos profissionalizantes voltados para a capacitação de jovens aprendizes. As ofertas, em diversas áreas, são gratuitas para as empresas contribuintes do Senac e do Sesc. O Programa Jovem Aprendiz do Senac capacita uma média de dez mil jovens por ano e atende mais de três mil empresas. Mais informações no site: https://www.rj.senac.br/jovem-aprendiz/ ou  e-mail jovemaprendiz@rj.senac.br.

Há cursos disponíveis nas áreas de serviços administrativos, vendas, supermercados, hotelaria, lanchonete, restaurante e atendimento em postos de combustíveis. Para participar, a empresa precisa abrir as vagas conforme sua necessidade e selecionar os jovens, com idade entre 14 e 24 anos que estejam matriculados ou que já tenham concluído o Ensino Médio. Em seguida, esses jovens são inscritos em um dos cursos de aprendizagem do Senac onde recebem formação técnico-profissional.

Atualmente, devido à pandemia da Covid-19, os cursos são ministrados online e têm carga horária média de 1.200 horas, sendo 480 horas teóricas. Em paralelo, o aluno realiza experiência prática na empresa contratante. Além de adquirir o conhecimento técnico, os jovens aprendizes do Senac são preparados para trabalhar em equipe, com ética e responsabilidade.

As empresas que precisam de um apoio na seleção dos jovens profissionais também podem contar com o Senac. A instituição oferece o serviço do Banco de Oportunidades que auxilia a empresa, gratuitamente, na divulgação das vagas e na captação de currículos. Mais informações pelo site www.bancodeoportunidades.com.br.

Programa Jovem Aprendiz 

O Programa Jovem Aprendiz do Senac é ofertado em 29 unidades do Estado do Rio de Janeiro, nas regiões Metropolitana, Noroeste Fluminense, Norte Fluminense, Baixadas Litorâneas, Serrana, Centro-Sul Fluminense, Médio Paraíba e Costa Verde. A Lei de Aprendizagem (10.097/2000) determina que todas as empresas a partir de sete empregados contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional.

 

LEIA MAIS

Transmissão nesta quinta-feira terá a participação do jornalista e mestre em História, Cezar Marques e o diretor do Senac, Sérgio Arthur Ribeiro da Silva

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra