Salinas bate o recorde de frio deste inverno: 0,9 grau às 10h da manhã

Ar gelado polar provocou sensação térmica negativa na terça e a menor mínima desde junho nesta quarta
terça-feira, 30 de agosto de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Os TRês Picos de Salinas (Foto: Johnny Knupp)
Os TRês Picos de Salinas (Foto: Johnny Knupp)

A primeira das possivelmente três últimas ondas de frio até o fim do inverno, em 22 de setembro, fez a estação do Inmet em Salinas registrar o recorde de frio deste inverno: 0,9 grau às 10h desta quarta-feira. Até então, a menor mínima registrada havia sido 4,1 graus em 28 de junho.

No Centro da cidade, a mínima desceu a 5 graus. A máxima não deve passar de 15.

Em Salinas, uma das regiões mais frias de Nova Friburgo, a sensação térmica registrada na estação do Inmet foi de temperaturas abaixo de zero nesta terça, devido ao ar gelado de origem polar. À meia-noite de segunda para terça era de 2,8 graus negativos; às 6h da manhã de 2,1 graus negativos e, ainda às 10h, de 1,4 grau negativo. Somente perto das 11h a sensação térmica voltou a ser positiva, mas, ainda assim, muito baixa: 0,6 graus.

Nesta quarta, a temperatura rapidamente subiu a partir das 10h, após uma manhã bastante fria.

A passagem desta frente fria e os ventos que sopram do mar deixam o tempo instável  em todo o estado.  A previsão, no entanto, é que a partir desta quinta-feira as temperaturas voltem a subir e de um fim de semana ensolarado e bem mais ameno.

Até o fim do inverno (a primavera começa oficialmente às 22h04 de 22 de setembro) ainda há previsão de pelo menos mais duas frentes frias, além desta. A próxima pode coincidir com o feriado de  7 de setembro, na quarta da semana que vem. Uma terceira massa de ar polar deve avançar pelo Brasil na virada de quinzena de setembro, segundo o Climatempo.

 

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima