Rio Grande do Sul: Defensores públicos se unem para ajudar vítimas das enchentes

Cooperação foi firmada na última semana durante reunião ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege)
terça-feira, 28 de maio de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul ao povo gaúcho, durante a calamidade ocasionada pelas recentes chuvas e enchentes, vai receber o apoio de uma força-tarefa composta por defensoras e defensores públicos de todos os estados brasileiros. A cooperação foi firmada na última semana durante reunião ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), realizada em Boa Vista, capital de Roraima.

A solicitação de apoio chegou ao Condege por meio de dois ofícios do defensor Público-Geral do Rio Grande do Sul, Nilton Leonel Arnecke Maria. No documento, ele narra que o edifício-sede da instituição, em Porto Alegre, foi alagado e outras 27 unidades regionais permanecem devastadas e inacessíveis.

"O pedido inicial ao Condege, foi de apoio virtual para cumprimento das intimações encaminhadas às defensoras e defensores gaúchos, durante o período mínimo de 30 dias, mas acordamos que todas as Defensorias Públicas Estaduais prestarão o auxílio enquanto o atendimento no Rio Grande do Sul não for restabelecido", explicou o presidente do Condege, Oleno Matos.

O Termo de Cooperação foi aceito por todos os representantes das Defensorias Públicas dos 26 estados e do Distrito Federal. O Conselho deliberou que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul também assinará o termo de cooperação.

Além de reforçar o atendimento da entidade gaúcha no andamento dos casos, de forma virtual, o acordo prevê a realização de mutirões para assistência direta às famílias afetadas pela tragédia ambiental. 

“Nós vamos iniciar o trabalho de forma virtual, despachando os processos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. No início de julho, estamos estudando a possibilidade de enviar defensoras e defensores de todo o país para desembarcar no Rio Grande do Sul e ajudar os defensores locais por um período de 30 dias”, explicou Matos.

O presidente do Condege, ressaltou, contudo, que se houver necessidade de permanência por mais tempo, a força-tarefa poderá ser renovada por mais 30 dias, subsequentemente.

O Condege

O Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) é uma associação civil de âmbito nacional que funciona como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das Defensorias Públicas existentes no Brasil, além de garantir aos brasileiros e brasileiras o acesso integral e gratuito à justiça.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Inteligência Emocional (Método EVO)

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: