O Rio de Janeiro se destaca como o estado com o maior número de mulheres empreendedoras do país. Dados do Sebrae apontam que 39% dos negócios no estado são liderados por mulheres, posicionando-o no topo do ranking nacional — bem acima da média brasileira, que é de 34%.Os percentuais foram divulgados nesta semana durante o evento Rio Summit, que termina nesta sexta-feira, 25, na capital.
Para celebrar essa conquista e promover ainda mais oportunidades de empreendedorismo no estado, o evento dedicou um dia inteiro exclusivo para as mulheres. Dentre as atividades, a Caravana Sebrae Delas ofereceu apoio, orientação e acesso facilitado ao crédito para empreendedoras, por meio da garantia de até 100% do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) nas operações junto às instituições financeiras parceiras.
Além disso, o Rio Summit conta com a participação da Agência de Fomento do Governo do Estado (AgeRio), Sicredi, Sicoob, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, que orientam as participantes sobre investimentos e oportunidades de financiamento para seus negócios.
O evento contou no primeiro dia (última segunda, 21) com uma programação especial com grandes nomes e especialistas, entre eles: Giovanna Antonelli, Joyce Trindade, Fabiana Fuchs, André Corrêa, Manu da Peixaria, Andrea Drummond, Mafoane Odara, Natália Beauty, Valéria Valenssa, Taiana Jung, Vivian Moraes, Ana Minuto, Flora Alves e Pedro Consorte. Juntos, eles debaterão os principais desafios do empreendedorismo feminino, novas tendências de mercado, estratégias de comunicação e saúde mental.
Rio Summit
Totalmente gratuito e com o propósito de apontar tendências e transmitir conhecimento aos empreendedores e quem pretende abrir um negócio, o Rio Summit é um evento inédito voltado ao empreendedorismo, que acontece no ExpoRio. Ao longo de cinco dias, o evento que conta com mais de 40 mil inscritos, tem uma programação diversificada, organizada em torno de temas estratégicos.
A programação iniciou-se com foco no empreendedorismo feminino. Na terça-feira, 22, o tema foi a Geração Z, com ênfase em educação empreendedora e políticas públicas. Na quarta, 23, a abordagem foi finanças e cooperativismo. Nesta quinta, 24, o destaque é a inteligência artificial e o encerramento, nesta sexta-feira, 25, será dedicado à inovação jurídica.
Deixe o seu comentário