Reunião define horário para interdição da Avenida Alberto Braune

Na sexta, sábado e segunda de carnaval, bloqueios começam às 16h, já no domingo e na terça-feira, o dia todo
sexta-feira, 31 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Braulio Rezende, Roosevelt Concy, Marques Henrique, Armando Lopes e Júlio Cordeiro debateram o melhor horário para a interdição da avenida (Foto: Iago Pergon/ PMNF)
Braulio Rezende, Roosevelt Concy, Marques Henrique, Armando Lopes e Júlio Cordeiro debateram o melhor horário para a interdição da avenida (Foto: Iago Pergon/ PMNF)

O horário de interdição da Avenida Alberto Braune ao tráfego de veículos durante o carnaval foi discutido por representantes do comércio e da prefeitura na última quarta-feira, 29, em reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo. Ficou definido que a principal via do Centro da cidade será fechada, no trecho entre a esquina com a Rua Duque de Caxias e a Praça Dermeval Barbosa Moreira, na sexta-feira, sábado e segunda-feira de carnaval, dias 21, 22 e 24 de fevereiro, a partir das 16h. Já no domingo, 23, e na terça-feira, 25, a avenida permanecerá bloqueada ao trânsito o dia todo.

Braulio Rezende, presidente da CDL e do Sincomércio, defendeu a obstrução da Avenida Alberto Braune somente no fim da tarde, como ocorria há vários anos e se repetiu em 2019 por solicitação dos lojistas. Ele lembrou que em 2018, quando houve a interdição durante todo o carnaval, em tempo integral, comércio, moradores e turistas reclamaram dos transtornos.

“O carnaval é uma festa bonita, que deve ser valorizada, mas não podemos nos esquecer de que a vida da cidade continua. O bloqueio desde cedo na mais importante avenida do Centro, que além de comercial é residencial, resulta em complicações no trânsito prejudicando demais vias da cidade. O comércio sofre com a queda nas vendas, e moradores e turistas se sentem prejudicados por enfrentarem dificuldades para chegar em lojas, farmácias e supermercados estabelecidos na área central da cidade”, argumentou Braulio.

O secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Marques Henrique de Jesus, que esteve na reunião acompanhado do subsecretário da pasta, Armando Lopes, ponderou sobre a necessidade de antecipar o fechamento da avenida das 17h, horário combinado no ano passado, para 16h neste carnaval devido ao aumento no número de veículos e de blocos de enredo e embalo na cidade.

“Até o início dos desfiles, precisamos desocupar completamente a Alberto Braune, retirar os veículos estacionados ao longo da avenida. No domingo e na terça-feira, dias em que o movimento de carros nas ruas fica menor, podemos proibir o trânsito também na parte da manhã”, destacou ele.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro disse considerar fundamental que a prefeitura proceda à regulamentação dos horários no carnaval, para que foliões, blocos e escolas de samba se adaptem às regras aplicadas para os desfiles. O diretor executivo da entidade, Roosevelt Concy, sugeriu que a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana instale faixas em pelo menos dois locais da Alberto Braune com avisos sobre a interdição e a possibilidade de reboque dos carros que ainda estiverem estacionados na via depois do horário determinado pelo governo municipal.

Outro ponto acertado entre representantes do comércio e da prefeitura foi a adoção de mão dupla em uma única pista da Alberto Braune, no trecho entre as ruas Duque de Caxias e Leuenroth, após o fechamento da avenida em todos os dias no carnaval. A segunda pista será reservada para circulação de carros alegóricos de blocos e escolas de samba.  

 

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra