Nova Friburgo teve uma surpresa super especial nesta semana. As armadilhas fotográficas do Projeto Aventura Animal flagraram um sagui-da-serra-escuro. A espécie ameaçada de extinção foi fotografada na área do Caledônia, dentro do Parque Estadual dos Três Picos (PETP).
“O sagui-da-serra-escuro é uma espécie completamente ameaçada de extinção. Achar um ‘original’, como costumamos falar, como esse, é raríssimo de acontecer. Dentro da mata escuta-se a vocalização e aí vamos atrás do animal para tentar conseguir registros como esse [da foto]”, conta Juran Santos, responsável pelo projeto.
A imagem do animal foi constatada na conferência de câmera da iniciativa. O registro do Sagui foi feito nesta segunda-feira, 19, dentro da unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Os cliques foram compartilhados com exclusividade para o Descubra Nova Friburgo.
A presença ilustre do sagui relembrou os motivos para a cidade comemorar. Não só em termos de preservação, mas é que, por lei municipal (4.571/20417), o sagui-da-serra-escuro é considerado patrimônio da biodiversidade de Nova Friburgo, tendo o dia 17 de junho instituído como data de celebração da espécie.
“A gente continua valorizando o cuidado com o nosso meio ambiente e da cidade, esperando novas aparições como essa e mais registros da nossa incrível fauna e flora”, completou.
Sobre o projeto
O Projeto Aventura Animal é uma iniciativa do ambientalista e fotógrafo Juran Santos e surgiu há cinco anos com o objetivo de documentar a vida no bioma da Mata Atlântica e conscientizar sobre a preservação ambiental.
Iniciou com dez câmeras e, atualmente, já possui 240 equipamentos de monitoramento fotográfico e de vídeo instalados pela região. (Fonte: Descubra Nova Friburgo)
Deixe o seu comentário