Projeto Sementes do Samba abre alas para o carnaval

Agremiação vai homenagear os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)

 

A escola de samba mirim Sementes do Samba vai abrir os desfiles do carnaval de Nova Friburgo, na passarela do samba da Avenida Alberto Braune, às 19h do sábado, 22, esquentando o público para as apresentações das escolas de samba do Grupo A (antigos blocos de enredo). 

O projeto sociocultural Sementes do Samba Friburguense foi lançado em 2018, e vai se apresentar este ano pela segunda vez no carnaval de Nova Friburgo. O projeto que resultou na criação de uma escola de samba mirim tem a finalidade de abrir espaço para a formação de jovens talentos do carnaval.

“É um projeto que visa levar às crianças as atividades do carnaval. Nós temos oficinas durante o ano inteiro que culminam com o desfile na avenida. Temos percussão, comissão de frente e a parte acadêmica dentro do enredo, além da confecção das fantasias e de um carro alegórico. A ideia é envolver as crianças em todos os processos de um desfile de escola de samba. O carnaval é uma atividade multidisciplinar e a gente consegue colocá-las inteiradas de tudo isso, sob a coordenação de pessoas que tem mais experiência no samba”, explicou o presidente da agremiação, Rafael Barbosa.

O objetivo é fazer um trabalho inclusivo, levando a ideia para toda uma comunidade. Ela nasce das crianças, mas se perpetua nos adultos. Rafael salienta a importância dos empresários da cidade abraçarem o projeto e pede apoio. “As crianças fazem o carnaval e nós convidamos as entidades para desfilarem com a gente. Ano passado levamos para a avenida 45 alunos da Afape (Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando) e esse ano vamos ampliar para outras entidades. Para tudo acontecer nós precisamos de apoio financeiro. Ano passado o desfile aconteceu com a ajuda de alguns patrocinadores e contribuições dos próprios diretores. Acabamos de fechar uma parceria com o Centro de Formação para a Indústria do Vestuário (Cevest) e o projeto Nova Friburgo Criativa, também. Nossas fantasias serão confeccionadas através de descarte das confecções da cidade. A ideia é fazer um carnaval sustentável”, garante Rafael.      

“Me perguntam sempre “O que vocês precisam?”, e eu respondo que precisamos de tudo porque não temos nada. A Vilage doou o carro, o Raio de Luar cedeu espaço para a preparação do desfile e todas as outras agremiações doaram alegorias. Precisamos de tecido e de instrumentos – que é a nossa maior necessidade – para que as oficinas aconteçam. Se as oficinas não acontecerem, não tem fundamento a gente desfilar”, disse Rafael.

João Pedro Ohay, de 18 anos, tem a responsabilidade de comandar o carnaval da escola mirim Sementes do Samba. Este ano, a agremiação vai falar dos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O enredo “Sonhar, sambar e brincar... 30 anos do ECA” foi pensado na inclusão de todos os jovens e adolescentes. Vai englobar saúde, educação, entre outros direitos. Estamos desenvolvendo a criatividade , todos que queiram participar são bem vindos”, convidou o jovem carnavalesco que está no posto pelo segundo ano consecutivo. 

“De carnaval eu já tenho um histórico bom para falar. Eu estou adorando. Gosto muito de trabalhar com criança porque o jovem tem a mente aberta e é ótimo você poder ensinar um pouco do que sabe, levar o seu conhecimento adiante”.

 

Ficha Técnica

Fundação: 12/10/2017

Endereço: sem sede própria

Cores: Azul, laranja, rosa e amarelo

Símbolo: Semente

Presidente: Rafael Barbosa

Diretor de carnaval: Comissão de carnaval

Diretor de harmonia: Comissão de harmonia

Enredo: “Sonhar, sambar e brincar... 30 anos do ECA”

Carnavalesco: João Pedro Ohay

Autor do samba: Bruna Araújo, Hugo Sabadine, João Neves, Luana Gonçalves e Pedro Sabino.

Intérprete: Yuri Neves  e Lara Herdy

1º Casal de mestre sala e porta bandeira: Ryan e Analiz

Musa: Larissa Santos

Bateria: Os Batutinhas

Mestre: Fabrício Souza

Ritmistas: 50

Rainha: Aretha Cruz

Componentes: 150

Alas: 7

Alegorias: 1

Ordem do desfile de 2020: vai abrir os desfiles do Grupo A

Horário do desfile: 19h

 

Letra do samba 

Em busca de um novo olhar social

São 30 anos do ECA

Amor e igualdade

Eu vou espalhar, por toda cidade

Saúde, educação, respeito e convivência

Melhorando a formação na infância e adolescência

Vem nessa ciranda, viajar nesta lembrança...

Vamos todos cirandar, vamos todos cirandar

 

Se essa rua fosse minha, eu usava pra sambar

Desenhava nesse chão, cantava uma canção

Pra Sementes passar (e batucar)

 

Liberdade

Por um novo amanhã, com dignidade

Encontrando na cultura, o valor, a verdade

Resgate sem medo de ser, o moleque inocente que existe em você

Viver a vida, com a missão de cuidar

E ver o Brasil crescer!

 

Vem vamos brincar, vamos festejar!

Que ser criança é uma alegria

Nossos direitos ninguém mexe, ninguém tira

E meus deveres eu já faço todo dia

 

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Vários setores comemoram o sucesso dos eventos da folia em maio e do aniversário da cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: carnaval