A escola de samba mirim Sementes do Samba vai abrir os desfiles do carnaval de Nova Friburgo, na passarela do samba da Avenida Alberto Braune, às 19h do sábado, 22, esquentando o público para as apresentações das escolas de samba do Grupo A (antigos blocos de enredo).
O projeto sociocultural Sementes do Samba Friburguense foi lançado em 2018, e vai se apresentar este ano pela segunda vez no carnaval de Nova Friburgo. O projeto que resultou na criação de uma escola de samba mirim tem a finalidade de abrir espaço para a formação de jovens talentos do carnaval.
“É um projeto que visa levar às crianças as atividades do carnaval. Nós temos oficinas durante o ano inteiro que culminam com o desfile na avenida. Temos percussão, comissão de frente e a parte acadêmica dentro do enredo, além da confecção das fantasias e de um carro alegórico. A ideia é envolver as crianças em todos os processos de um desfile de escola de samba. O carnaval é uma atividade multidisciplinar e a gente consegue colocá-las inteiradas de tudo isso, sob a coordenação de pessoas que tem mais experiência no samba”, explicou o presidente da agremiação, Rafael Barbosa.
O objetivo é fazer um trabalho inclusivo, levando a ideia para toda uma comunidade. Ela nasce das crianças, mas se perpetua nos adultos. Rafael salienta a importância dos empresários da cidade abraçarem o projeto e pede apoio. “As crianças fazem o carnaval e nós convidamos as entidades para desfilarem com a gente. Ano passado levamos para a avenida 45 alunos da Afape (Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando) e esse ano vamos ampliar para outras entidades. Para tudo acontecer nós precisamos de apoio financeiro. Ano passado o desfile aconteceu com a ajuda de alguns patrocinadores e contribuições dos próprios diretores. Acabamos de fechar uma parceria com o Centro de Formação para a Indústria do Vestuário (Cevest) e o projeto Nova Friburgo Criativa, também. Nossas fantasias serão confeccionadas através de descarte das confecções da cidade. A ideia é fazer um carnaval sustentável”, garante Rafael.
“Me perguntam sempre “O que vocês precisam?”, e eu respondo que precisamos de tudo porque não temos nada. A Vilage doou o carro, o Raio de Luar cedeu espaço para a preparação do desfile e todas as outras agremiações doaram alegorias. Precisamos de tecido e de instrumentos – que é a nossa maior necessidade – para que as oficinas aconteçam. Se as oficinas não acontecerem, não tem fundamento a gente desfilar”, disse Rafael.
João Pedro Ohay, de 18 anos, tem a responsabilidade de comandar o carnaval da escola mirim Sementes do Samba. Este ano, a agremiação vai falar dos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O enredo “Sonhar, sambar e brincar... 30 anos do ECA” foi pensado na inclusão de todos os jovens e adolescentes. Vai englobar saúde, educação, entre outros direitos. Estamos desenvolvendo a criatividade , todos que queiram participar são bem vindos”, convidou o jovem carnavalesco que está no posto pelo segundo ano consecutivo.
“De carnaval eu já tenho um histórico bom para falar. Eu estou adorando. Gosto muito de trabalhar com criança porque o jovem tem a mente aberta e é ótimo você poder ensinar um pouco do que sabe, levar o seu conhecimento adiante”.
Ficha Técnica
Fundação: 12/10/2017
Endereço: sem sede própria
Cores: Azul, laranja, rosa e amarelo
Símbolo: Semente
Presidente: Rafael Barbosa
Diretor de carnaval: Comissão de carnaval
Diretor de harmonia: Comissão de harmonia
Enredo: “Sonhar, sambar e brincar... 30 anos do ECA”
Carnavalesco: João Pedro Ohay
Autor do samba: Bruna Araújo, Hugo Sabadine, João Neves, Luana Gonçalves e Pedro Sabino.
Intérprete: Yuri Neves e Lara Herdy
1º Casal de mestre sala e porta bandeira: Ryan e Analiz
Musa: Larissa Santos
Bateria: Os Batutinhas
Mestre: Fabrício Souza
Ritmistas: 50
Rainha: Aretha Cruz
Componentes: 150
Alas: 7
Alegorias: 1
Ordem do desfile de 2020: vai abrir os desfiles do Grupo A
Horário do desfile: 19h
Letra do samba
Em busca de um novo olhar social
São 30 anos do ECA
Amor e igualdade
Eu vou espalhar, por toda cidade
Saúde, educação, respeito e convivência
Melhorando a formação na infância e adolescência
Vem nessa ciranda, viajar nesta lembrança...
Vamos todos cirandar, vamos todos cirandar
Se essa rua fosse minha, eu usava pra sambar
Desenhava nesse chão, cantava uma canção
Pra Sementes passar (e batucar)
Liberdade
Por um novo amanhã, com dignidade
Encontrando na cultura, o valor, a verdade
Resgate sem medo de ser, o moleque inocente que existe em você
Viver a vida, com a missão de cuidar
E ver o Brasil crescer!
Vem vamos brincar, vamos festejar!
Que ser criança é uma alegria
Nossos direitos ninguém mexe, ninguém tira
E meus deveres eu já faço todo dia
Deixe o seu comentário