Projeto propõe que fianças possam ser pagas por Pix

Proposta ainda será novamente avaliada pelos deputados estaduais e, se aprovada, valerá para as delegacias de polícia
terça-feira, 17 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)
(Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, na semana passada, o projeto de lei 5.095/21, de autoria do  deputado estadual Delegado Carlos Augusto (PL), que autoriza o pagamento de fiança por Pix nas delegacias de Polícia Civil de todo o estado. A medida ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário e, se aprovada pelos deputados, será encaminhada para sanção ou veto do governador Cláudio Castro.

De acordo com a proposta, depois de efetuado o Pix a certidão de pagamento deverá ser anexada aos autos do inquérito policial ou do processo criminal por servidor público responsável, com assinatura física ou digital. De acordo com o deputado Carlos Augusto, a medida, se virar lei, vai beneficiar tanto os cidadãos, que vão ter um método mais rápido e seguro de realizar o pagamento, quanto as delegacias, que vão reduzir a circulação de dinheiro vivo em suas unidades.

“O pagamento da fiança é feito através de dinheiro em espécie diretamente ao agente responsável pelo procedimento policial e, posteriormente, recolhido através de depósito no banco durante o expediente bancário. Ocorre que as delegacias trabalham em regime de plantão nos fins de semana e feriados e esse dinheiro acautelado da fiança, que em alguns casos é de vultosa quantia, é passado de plantão para plantão até que seja recolhido no estabelecimento bancário no próximo dia útil”, explicou Carlos Augusto.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: