Lançado há cinco meses, o Programa RJ Digital avança em ritmo acelerado para tornar o Estado do Rio de Janeiro 100% digital. Desde a implantação, o número de serviços oferecidos no portal do Governo do Estado saltou de 1.316 para 1.898, um aumento de 44,2%. Com o RJ Digital, é possível, num só lugar, ter acesso a informações sobre, por exemplo, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos) e abertura de empresas, bem como acompanhar o desenvolvimento do filho matriculado em uma escola da rede estadual. Se o internauta for servidor público, ele ainda conseguirá acessar seus contracheques e informes sobre rendimentos.
“Sempre deixei clara a importância de expandir a eficiência dos serviços públicos, aliando qualidade no atendimento e um alto nível de transparência. Tudo isso gera economia para o Estado e satisfaz o cidadão”, explica o governador Cláudio Castro.
Deste total de serviços (1.898), pelo menos 1.377 deles são totalmente digitais. Hoje as categorias mais acessadas são Educação, Segurança Pública, Transporte e Emprego e Renda. O portal foi desenvolvido pelo Proderj (Centro de Processamento do Governo do Estado do Rio) em parceria com a Subsecretaria estadual de Comunicação Social.
“Temos o compromisso de facilitar o máximo que pudermos a vida do cidadão em qualquer localidade do território fluminense. A ideia é que ele resolva o que precisa ao alcance das mãos, sem a necessidade de sair de casa”, afirma Igor Marques, subsecretário estadual de Comunicação Social.
Mauro Farias, secretário estadual de Transformação Digital, observa que o Estado do Rio sempre está atento às demandas do cidadão fluminense e vem trabalhando intensamente para disponibilizá-las com qualidade e transparência.
“O portal integrado de serviços digitais é dinâmico e atualizado diariamente. Quem acessa o canal também pode avaliar todos os atendimentos, o que permite o aprimoramento por meio do redesenho de processos. Hoje, por exemplo, temos mais de 70% de aprovação nestas avaliações e vamos evoluir ainda mais”, destaca Mauro Farias.
Três pilares
O RJ Digital é um programa baseado em três grandes pilares: a criação de um portal integrado de serviços digitais, a regulamentação e publicação de normas e diretrizes e a digitalização dos serviços públicos prestados à população. Uma das inspirações para o desenvolvimento do programa foi o modelo usado pelo Governo da Estônia, no Norte da Europa, reconhecido como um dos mais digitais do mundo.
“Como órgão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estadual, buscamos facilitar a vida da população por meio da transformação digital, sempre com objetivo de modernizar a gestão e disponibilizar a tecnologia ao cidadão fluminense de forma fácil, ágil e segura. Atualmente, temos mais de 3,4 milhões de interações com o portal”, ressalta o presidente do Proderj, Flávio Rodrigues.
O Estado do Rio de Janeiro também ganhou este ano o prêmio de entidade estadual de tecnologia da informação e comunicação que mais avançou no ranking que mensura a implantação do governo digital entre os estados brasileiros. Promovido pela ABEP-TIC, associação que reúne órgãos estaduais de TIC de todo país, a premiação ressalta o avanço do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado por meio do Proderj.
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