Primeiros socorros: projeto que prevê treinamentos para salvamento avança na Câmara

Proposta foi aprovada em primeira votação pelos vereadores. Falta ainda a segunda discussão
sexta-feira, 16 de agosto de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei, de autoria das vereadoras Vanderleia Abrace Essa Ideia (PL) e Maiara Felicio (PT), que estabelece a aplicabilidade da lei Lucas Begalli Zamora. A legislação dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de treinamentos em primeiros socorros aos funcionários da rede pública, tais como professores, diretores, auxiliares, mediadores, monitores de creches de escolas da rede pública e motoristas de transporte escolar, além de locais de recreação infantil em shoppings e casas de festas, bem como em escolas privadas em Nova Friburgo.

A proposta tem ainda o objetivo de fazer com que os profissionais realizem a Capacitação de Noções de Primeiros Socorros, sem prejuízo das demais atividades ordinárias, fazendo com que os mesmos aprendam de forma correta e segura como lidar com situações de emergências e urgências médicas que exijam intervenções rápidas até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou o suporte médico especializado.

Os funcionários da rede pública, tais como professores, diretores, auxiliares, mediadores e monitores de creches e escolas, locais de recreação infantil em shoppings e casas de festas, devem ser treinados por profissionais cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, profissionais do Samu e entidades especializadas, mediante profissionais que tenham realizado curso de Instrutor de Primeiros Socorros, com carga de 100 horas.

A carga horária de treinamento necessária à aquisição dos conhecimentos iniciais de primeiros socorros por parte de todos os profissionais será mínima de quatro horas, conforme dispõe a lei federal, sendo realizado através Secretaria da Saúde, por meio do Corpo de Bombeiros, profissionais do Samu, devendo ser renovada a cada 12 meses.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: