Primeiro dia de carnaval reuniu milhares de foliões no centro de Friburgo

Neste fim de semana ainda terão os desfiles das escolas de samba do Grupo A neste sábado, 22, e do Grupo Especial, no domingo, 23, além de blocos, shows e matinês
sábado, 22 de fevereiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Avenida Alberto Braune (Foto: Alan Andrade)
Avenida Alberto Braune (Foto: Alan Andrade)

O primeiro dia de carnaval reuniu uma verdadeira multidão nesta sexta-feira, 21, em Nova Friburgo. Milhares de foliões de todas as idades lotaram a Avenida Alberto Braune de ponta a ponta, além da Praça Dermeval Barbosa Moreira e ruas adjancentes. Um pontapé inicial digno de uma cidade reconhecida por oferecer o segundo melhor carnaval do Estado, atrás apenas da capital. A chuva fraca que caiu no fim da tarde ameaçou estragar, mas logo parou e serviu apenas para refrescar após um dia de calor intenso, deixando o clima perfeito para o restante da primeira noite do carnaval de Nova Friburgo.

Após a reunião que selou a abertura oficial do carnaval em Nova Friburgo, que reuniu representantes das escolas de samba, dos blocos e da Liga das Escolas de Samba, o primeiro bloco a pisar na Avenida Alberto Braune, a passarela do samba friburguense, foi o Bloco Infantil Peruca Maluca do Pilares, que contou com a participação de dezenas de crianças e foi um show de animação à parte.

Já no início da noite quem entrou na avenida foi o carismático Bloco Maluco Beleza, cujos integrantes são funcionários e pessoas assistidas pela instituição. O bloco entrou na avenida com um pouco de atraso porque o sistema de iluminação montado especialmente para o carnaval ainda não havia sido ligado e os integrantes preferiram aguardar.

Em seguida teve a tradicional Banda da Predial Primus e o Bloco das Piranhas, uma das marcas registradas do carnaval friburguense. Muita gente que viaja no carnaval só deixa a cidade no sábado para não perder o primeiro dia da folia em Nova Friburgo. A animação e a criatividade dos foliões derem o tom da festa, que é sempre um espetáculo à parte.

A sexta-feira ainda contou com o desfile do Bloco Otávio e Carolina, representando o distrito de Amparo; o Bloco do Frizão, que reuniu atletas e ex-atletas do clube e serviu para comemorar a recém-confirmada permanência da equipe na elite do Campeonato Carioca. Fechando a primeira noite do carnaval de Nova Friburgo, desfilaram pela passarela do samba friburguense o Bloco Atrás do Seu e o famoso Blocão do Rastafare, que carrega uma multidão atrás do trio elétrico da chamada bateria Tsunami.

No palco montado na Praça Dermeval Barboza Moreira, a festa começou por volta das 19h com apresentação dos DJ’s Saulo Emmerick e Luciano Petrillo. Na sequência teve aulão de dança com a Cia Professor Gamel e shows do cantor Israel Lacerda e do grupo Bigode Serrano, que encerrou a primeira noite de atrações por volta das 2h.

Outro ponto alto no primeiro dia do carnaval friburguense foi a Momo Bier Fest, na Rua Augusto Cardoso, que pelo terceiro ano consecutivo se tornou a ‘rua das cervejas artesanais de Nova Friburgo’ e reuniu um bom público até a madrugada deste sábado. Os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra também estão dentro da programação do carnaval 2020 e, nesta sexta, contaram com shows das bandas Os Kakarecos e Efeito Estufa (Lumiar) e Wlad e Sua Gente e banda Hipnose (São Pedro da Serra).   

As atrações do carnaval neste sábado e domingo em Nova Friburgo:

SÁBADO, 22
20h – Bloco Corre Que a Represa Estourou – Trajeto: SEF / Praça Presidente Getúlio Vargas

Avenida Alberto Braune
17h – Bloco Máquina Tricolor
19h – Projeto Sementes do Samba Friburguense - Escola de Samba Mirim
21h – Escola de Samba - Grupo A - Unidos do Imperador
22h30 – Escola de Samba - Grupo A - Bola Branca
0h – Escola de Samba - Grupo A - Raio de Luar
1h30 – Escola de Samba - Grupo A - Globo de Ouro

Praça Dermeval Barbosa Moreira
15h – Banda dos 9 aos 90 – matinê
17h – DJ Kokadah
20h – Baile do MM
22h – DJ Kokadah
0h – Os Bartira

Lumiar
20h – Banda 40 graus
22h – Vitor Ferraz

São Pedro da Serra
20h – Wilson Bizzar
22h – Banda On Jack

DOMINGO, 23

Avenida Alberto Braune
16h – Bloco Alvinegros da Serra (Botafogo)
20h – Escolas de Samba Grupo Especial - Alunos do Samba
21h45 – Escolas de Samba Grupo Especial - Imperatriz de Olaria
23h30 – Escolas de Samba Grupo Especial - Unidos da Saudade
1h15 – Escolas de Samba Grupo Especial - Vilage no Samba
Nos intervalos: DJ Maurício Mantena

Praça Dermeval Barbosa Moreira
14h – Concurso de Cães Fantasiados
16h – Concurso Municipal de Fantasia Infantil
18h – Dança com o Professor Gamel
20h – DJ Alan Correa
22h – Kenner & Kauan
0h – Banda Cuca Livre

  • Bloco Maluco Beleza (Fotos: Henrique Pinheiro)

    Bloco Maluco Beleza (Fotos: Henrique Pinheiro)

  • Bloco da Banda da Predial

    Bloco da Banda da Predial

  • Família Ruiz, com seu Silvio ao centro, no desfile da Banda da Predial

    Família Ruiz, com seu Silvio ao centro, no desfile da Banda da Predial

  • Praça Dermeval Barbosa Moreira (Foto: Alan Andrade)

    Praça Dermeval Barbosa Moreira (Foto: Alan Andrade)

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Vários setores comemoram o sucesso dos eventos da folia em maio e do aniversário da cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: carnaval