Previsão é de chuva ao longo da semana em Nova Friburgo

Podem ocorrer acumulados elevados e fortes rajadas de vento, além de queda de granizo, na região Serrana
segunda-feira, 21 de novembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

De acordo com o Climatempo, o maior destaque para os temporais mais fortes a partir de quarta-feira, 23, é no estado do Rio de Janeiro. Nesta quarta, mesmo isolada, a instabilidade poderá conter acumulados elevados e fortes rajadas de vento, além de queda de granizo, com potencial maior para as regiões Metropolitana, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba e Costa Verde. 

A previsão é que a chuva seja mais abrangente e volumosa na quinta, 24, e na sexta-feira, 25, no Rio de Janeiro, com potencial para mais alagamentos, e com risco para transbordamento de córregos e rios e deslizamento de terra. Há a possibilidade das chuvas serem acompanhadas por mais rajadas de vento e até granizo.

Até a próxima sexta-feira, 25, estima-se que chova em parte do estado do Rio de Janeiro entre 70 e 200 mm na média, especialmente sobre os municípios das regiões da Costa Verde, Médio Paraíba, Grande Rio, Centro-Sul fluminense, Serrana, Metropolitana e Noroeste do Rio e parte da Baixada Fluminense.

Esse aumento de chuva no dia 23 se deve à formação de uma área de baixa pressão atmosférica na costa do estado de São Paulo, que se forma a partir da passagem de uma frente fria do sul em direção ao alto mar, atingindo a costa do Paraná e o sul do estado de São Paulo. Entre os dias 24 e 26, a baixa pressão atmosférica estará mais definida na costa de São Paulo e do Paraná e junto com um vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera (VCAN), que associada à esse ciclone, ajudam a intensificar as instabilidades no estado do Rio. 

Ainda pode esfriar em dezembro?

Diante de tantas quedas bruscas de temperatura que já foram observados nesta primavera, com o La Niña ainda atingindo o Pacífico Equatorial central-leste, surge uma dúvida: neste último mês de primavera corremos o risco de sentir novamente aquele frio forte do começo de novembro?

O meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática do Climatempo avalia que “um frio intenso como o do início de novembro é pouco provável. Mas ainda poderemos ter alguns poucos dias com noites e tardes com temperaturas abaixo do normal em dezembro.” 

Previsão em Nova Friburgo

Ainda de acordo com o Climatempo, nesta terça-feira, 22, a previsão é de sol com muitas nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde. À noite deve ser de chuva com mínima de 14 graus e máxima de 22. Já no fim de semana a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: