A folia de Nova Friburgo é conhecida como o carnaval da família, já que reúne foliões de todas as idades – desde os bebezinhos aos mais experientes -, que vão em busca de uma festa com alegria, animação e, sobretudo, paz e tranquilidade. E como o número de crianças, jovens e adolescentes nas ruas brincando carnaval, a prefeitura de Nova Friburgo está promovendo algumas ações importantes para garantir mais segurança aos foliões.
Uma novidade no carnaval 2020 é a distribuição gratuita de pulseiras de identificação para a criançada. É claro que os pais, mães e responsáveis devem ficar sempre de olho nos pequenos, mas precaução nunca é demais e as pulseiras podem ser retiradas deste sábado, 22, até terça-feira, 25, das 14h às 22h, no Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barboza Moreira, e na entrada da Rua Ariosto Bento de Mello.
Assédio não!
Outra ação importante que está sendo promovida neste carnaval é contra o assédio. Algumas ‘brincadeiras’ não têm a menor graça e são consideradas assédio, o que é crime. Por isso, uma equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Crem) estará na Avenida Alberto Braune durante o carnaval orientando a população. Se você, mulher, se sentir ameaçada ou desrespeitada, não tenha medo, denuncie. Acione a Polícia Militar pelo telefone 190.
Use camisinha
Um ônibus da Secretaria Municipal de Saúde, como já é tradição no carnaval de Nova Friburgo, ficará baseado até a terça-feira próximo ao relógio-termômetro no início da Avenida Alberto Braune fazendo a distribuição de preservativos e prestando orientações importantes relacionadas ao assunto.
Não à venda de bebida para menores!
Na semana que antecedeu o carnaval, a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas intensificou o trabalho preventivo contra a venda de álcool a menores de idade no comércio de Nova Friburgo. Com o apoio da Guarda Municipal, uma equipe da Secretaria visitou bares e barracas e orientou os responsáveis, que assinaram um termo de responsabilidade e se comprometeram a não vender bebidas alcoólicas a menores.
Quem souber ou flagrar comerciantes praticando a venda de álcool a menores de idade deve fazer a denúncia para a Guarda Municipal, através do telefone 153, ou para o Conselho Tutelar, através do telefone do plantão (22) 99872-9468.
Deixe o seu comentário