Prefeitura instala placas em cachoeiras e áreas de preservação em Trajano

No primeiro momento investimento serviu para sinalizar pontos turísticos
sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Uma das placas instaladas (Divulgação)
Uma das placas instaladas (Divulgação)

O município de Trajano de Moraes, a cerca de 80 quilômetros de Nova Friburgo, possui incríveis cachoeiras e trilhas com boa acessibilidade que atraem muitos turistas, tanto da região como do Rio de Janeiro e demais estados, principalmente no verão. Pensando nisso, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Turismo e Obras, com o objetivo de alertar os frequentadores sobre os riscos existentes em cachoeiras e em áreas de preservação ambiental, começou a instalar várias placas de sinalização com o nome de referência das cachoeiras do município

Neste primeiro momento foram colocadas as placas indicando apenas o nome das cachoeiras. A próxima etapa será a instalação de placas com mensagens de conscientização induzindo o visitante a desfrutar das belezas naturais sem causar danos ao meio ambiente, como por exemplo deixando lixo ou danificando a vegetação ou o patrimônio público. “Vamos também dar dicas de segurança para os frequentadores, entre elas, os riscos de correntezas, pedras escorregadias e o cuidado, sempre necessário, com as crianças. O material deverá conter também questões de educação ambiental, como não alimentar os animais silvestres ou deixar restos de comidas e bebidas espalhados”, explicou Murilo Portugal, secretário municipal do Meio Ambiente.

 “É uma ação de prevenção e que vai trazer diversos benefícios para a cidade. A ideia é que possamos trazer mais segurança para os frequentadores dessas regiões e consequentemente informações sobre os locais onde eles estão, até mesmo para registrar uma selfie na placa que faz indicação a cachoeira”, acrescentou Murilo.

Muitas pessoas, tanto moradores, como turistas, não sabem que algumas práticas nesses locais, são bastante perigosas e às vezes até criminosas. A ação de colocar as placas nos pontos turísticos é uma maneira de mostrar que o poder público também está presente nessas regiões.

 

 

LEIA MAIS

Flores serão plantadas ao longo das calçadas da via, em mais uma ação do projeto de recuperação paisagística

Segundo leitor, falta senso de cidadania de quem deposita o lixo fora do horário de coleta

Com entrada gratuita, parque no bairro Cascatinha atrai moradores e turistas

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 74 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra