Prefeitura instala placas em cachoeiras e áreas de preservação em Trajano

No primeiro momento investimento serviu para sinalizar pontos turísticos
sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Uma das placas instaladas (Divulgação)
Uma das placas instaladas (Divulgação)

O município de Trajano de Moraes, a cerca de 80 quilômetros de Nova Friburgo, possui incríveis cachoeiras e trilhas com boa acessibilidade que atraem muitos turistas, tanto da região como do Rio de Janeiro e demais estados, principalmente no verão. Pensando nisso, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Turismo e Obras, com o objetivo de alertar os frequentadores sobre os riscos existentes em cachoeiras e em áreas de preservação ambiental, começou a instalar várias placas de sinalização com o nome de referência das cachoeiras do município

Neste primeiro momento foram colocadas as placas indicando apenas o nome das cachoeiras. A próxima etapa será a instalação de placas com mensagens de conscientização induzindo o visitante a desfrutar das belezas naturais sem causar danos ao meio ambiente, como por exemplo deixando lixo ou danificando a vegetação ou o patrimônio público. “Vamos também dar dicas de segurança para os frequentadores, entre elas, os riscos de correntezas, pedras escorregadias e o cuidado, sempre necessário, com as crianças. O material deverá conter também questões de educação ambiental, como não alimentar os animais silvestres ou deixar restos de comidas e bebidas espalhados”, explicou Murilo Portugal, secretário municipal do Meio Ambiente.

 “É uma ação de prevenção e que vai trazer diversos benefícios para a cidade. A ideia é que possamos trazer mais segurança para os frequentadores dessas regiões e consequentemente informações sobre os locais onde eles estão, até mesmo para registrar uma selfie na placa que faz indicação a cachoeira”, acrescentou Murilo.

Muitas pessoas, tanto moradores, como turistas, não sabem que algumas práticas nesses locais, são bastante perigosas e às vezes até criminosas. A ação de colocar as placas nos pontos turísticos é uma maneira de mostrar que o poder público também está presente nessas regiões.

 

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra