Infelizmente, em vários municípios brasileiros, as prefeituras têm sido obrigadas a suspender a campanha de vacinação contra a Covid-19, por falta de doses para a segunda aplicação. Mas, em Nova Friburgo, felizmente, isso nunca aconteceu, pois a gerência da Secretaria Municipal de Saúde, tem reservado quantidade suficiente do imunizante para que o esquema vacinal seja cumprido da maneira correta.
A prefeitura destaca que a segunda dose é de extrema importância para que a imunização contra o vírus seja completa. Por isso, toda a população deve tomar as duas doses da vacina, seja a Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer, e precisa ficar atenta às datas do calendário para receber a segunda dose e, assim ficar totalmente imunizado.
Doses de reforço para idosos de 67 e 68 anos
Nesta quinta-feira, 1º, por exemplo idosos de 67 e 68 anos e profissionais de saúde acima de 40 anos que foram vacinados no dia 6 de abril deverão voltar a uma unidade de saúde para tomar a segunda dose e completar a imunização contra a Covid-19. A vacina será oferecida das 9h às 15h, nos ginásios do Pastão, no distrito de Conselheiro Paulino e Bieca, no bairro Cordoeira, na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que funciona em um dos blocos da Fábrica Filó, no bairro Vila Amélia. A documentação exigida para a vacinação de todos os grupos é a carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e o cartão da vacinação da primeira dose.
Vacina contra gripe
A Prefeitura de Nova Friburgo também continua dando sequência à vacinação contra a gripe (Influenza). Nesta quinta-feira, 1º, e sexta-feira, 2, a imunização acontece das 9h às 16h nas salas de vacina nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria, e Waldir Costa, em Conselheiro Paulino.
Podem receber a vacina contra a gripe o grupo definido pelo Ministério da Saúde: trabalhadores da área da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), profissionais da educação, idosos com mais de 60 anos, forças armadas, de segurança e salvamento, doentes crônicos, deficientes permanentes e trabalhadores de transporte coletivo.
É necessária a apresentação do CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência e o cartão do SUS. Além disso, quem recebeu o imunizante contra a Covid-19 precisa aguardar o período de 15 dias para tomar a dose contra a Influenza.
Deixe o seu comentário