Graças às suas inúmeras belezas naturais, clima agradável, tranquilidade e diversificada gastronomia e hotelaria, Nova Friburgo foi elevada à categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro. A classificação coloca a “Suíça Brasileira” entre os melhores destinos para passeios e hospedagens do país. Além de Nova Friburgo, a vizinha Teresópolis também foi promovida no Mapa. Até então, na Região Serrana, somente Petrópolis era classificado como categoria A. A nova classificação iguala Nova Friburgo a outros concorridos destinos turísticos nacionais como Búzios, na Região dos Lagos, Campos do Jordão-SP, Balneário Camboriú-SC, Gramado-RS, Porto de Galinhas-PE, Foz do Iguaçu-PR, Guarapari-ES e Caldas Novas-GO.
A classificação foi divulgada pelo Ministério do Turismo na última quarta-feira, 18, e considera também outros indicadores como a geração de emprego e renda no setor, infraestrutura turística, número de visitantes e a organização dos destinos. As cidades que integram o Mapa do Turismo são categorizados nas classificações A, B, C, D e E.
(Foto: Regina Lo Bianco)
Agora, Nova Friburgo está entre as 129 cidades que foram elevadas à categoria "A", além das 27 capitais. A atualização da categorização do Mapa, segundo o Ministério do Turismo, representa os municípios brasileiros com maior fluxo turístico e de empregos no setor. A classificação foi motivo de celebração pela Secretaria Municipal de Turismo e o Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau.
De acordo com o Ministério do Turismo, também houve aumento de municípios nas categorias "B" (+29,8%), "C" (+27,4%) e "D" (+24,3%). A categorização dá mais visibilidade aos municípios com vocação turistica, que podem atrair mais investimentos e ampliar a participação em programas e projetos do Ministério do Turismo.
Sobre o Mapa do Turismo
Para que o município faça parte do Mapa do Turismo ele precisa ter a vocação turística comprovada ou ser impactado diretamente pelo setor. O objetivo da classificação é orientar a definição de políticas públicas, como a destinação de recursos do Ministério do Turismo.
A pasta explica que, atendendo à Nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027, está trabalhando no processo de construção de nova metodologia, com previsão de lançamento em 2025.
(Foto: Regina Lo Bianco)
"A participação no Mapa do Turismo Brasileiro é aberta a todos os municípios que atendam aos critérios definidos em Ato Normativo do Ministério do Turismo, elaborado em conjunto com os governos dos estados que podem acrescentar exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas", divulgou o Ministério.
Critérios necessários para integrar o mapa
-
Possuir uma secretaria ou departamento de Turismo;
-
Contar com uma Lei Orçamentária específica;
-
Ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos);
-
Manter um Conselho Municipal de Turismo ativo;
-
Assinar um termo de compromisso;
-
Preencher a aba de atividades turísticas no sistema.
(Fonte: portal G1)
Deixe o seu comentário