Delícias típicas que não podem faltar na ceia

Confira algumas sugestões e desfrute de todo o sabor desta noite especial
segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O Natal é uma daquelas épocas que não queremos sair de perto da mesa diante de tantas opções gastronômicas maravilhosas. São tantas opções irresistíveis que nem sabemos por onde começar e menos ainda por onde parar. No entanto, existem alguns pratos típicos para a ceia de Natal que são insubstituíveis. É em torno da mesa, recheada de pratos deliciosos e cuidadosamente preparados, que as conversas fluem e boas lembranças são criadas. 

Por isso, escolher o que servir no Natal é uma tarefa importante e significativa. Pensando nisso, reunimos aqui o que não pode faltar na ceia da noite desta terça-feira. Desde as opções mais tradicionais até sugestões para deixar a sua mesa mais equilibrada e inclusiva, você encontrará uma combinação que agrada a todos os paladares.

Peru - Esta ave  peru é, sem dúvida, a grande protagonista de toda ceia natalina. Tradicionalmente servido em várias partes do mundo, é símbolo de fartura e prosperidade, e sua presença traz um ar festivo à mesa. Preparado de diversas formas, o peru pode ser assado com recheios variados, ervas e temperos que garantem suculência e sabor únicos. Para quem deseja um toque especial, marinadas com vinho branco, alho e ervas frescas, como tomilho e alecrim, ajudam a realçar o sabor e conferir um aroma irresistível ao prato.

Bacalhau - Muitas vezes servido em pedaços e acompanhado de batatas e pedaços de pimentão, o bacalhau é outro tipo de carne típica do Natal. Todo mundo pode se deliciar com a iguaria, mas o pescado é especialmente amado na ceia por quem não curte tanto peru ou chester, se tornando uma opção para essas pessoas.

Salpicão de frango - O salpicão de frango é um acompanhamento que não pode faltar na ceia de Natal. Feito com frango desfiado, cenoura, milho, uvas-passas e batata palha, ele é perfeito para quem busca um prato que misture crocância e frescor. Uma versão mais saudável pode substituir a maionese tradicional por iogurte natural ou creme de ricota. Adicionar maçã verde e salsão picado também traz um toque de acidez que equilibra o doce das passas e a cremosidade à refeição.

Farofa natalina - A farofa é um acompanhamento versátil e fácil de fazer. A versão natalina pode incluir ingredientes como nozes, castanhas, passas e bacon. Se quiser deixá-la mais leve, basta usar azeite de oliva no lugar da manteiga e optar por farinhas integrais. Outra variação interessante é usar a farinha de mandioca torrada e misturar com cenoura ralada e cebola caramelizada, resultando em um prato crocante e saboroso que complementa as demais opções da ceia.

Costelinha suína - A costelinha suína é uma delícia que não pode faltar na ceia de Natal. Com sua carne tenra e saborosa, essa proteína ganha destaque quando assada lentamente, resultando em uma crosta crocante e um interior suculento. A costelinha é normalmente marinada em uma mistura de ervas e especiarias, o que realça ainda mais seu sabor.

Rabanada - A rabanada é um doce que não pode faltar na ceia de Natal. Feita com pão dormido, leite e ovos, ela é frita ou assada e polvilhada com açúcar e canela. Para uma versão mais saudável, experimente assá-la no forno e use o adoçante Stevia no lugar do açúcar. Acompanhe com uma calda de frutas vermelhas para adicionar acidez e frescor.

(Foto: Freepik)

Pavê de chocolate com creme de avelã - O pavê é uma sobremesa presente em qualquer celebração natalina. Com suas camadas de biscoito e creme, ele conquista a todos à primeira mordida.

Pudim de leite condensado - Queridinho dos brasileiros, o pudim de leite condensado é presença garantida na ceia de Natal. Para quem gosta de pudim sem furinhos, essa receita tradicional é simples e leva apenas quatro  ingredientes: açúcar, leite condensado, leite e ovos.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: