Prefeitura alerta: teste de Covid só deve ser feito por quem tem sintomas

Protocolo municipal que é baseado nas recomendações do Governo do Estado do Rio e do Ministério da Saúde
quarta-feira, 19 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura alerta: teste de Covid só deve ser feito por quem tem sintomas

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que somente os pacientes com sintomas da Covid-19 no período de cinco a sete dias, podem fazer o teste de detecção ao vírus, segundo o protocolo municipal que é baseado nas recomendações do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Saúde.

Esse público deverá realizar a coleta do Swab nasal, em qualquer um dos locais (Centro de Testagem da Via Expressa, UPA de Conselheiro Paulino ou no distrito de Lumiar). Esse é um teste rápido que aponta o resultado em alguns minutos. Já as pessoas com mais de oito dias de sintomas, irão realizar o teste com amostra sanguínea, que está disponível somente na Via Expressa.  

Portanto, quem está há cinco dias com algum sintoma gripal, como, por exemplo, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, falta de ar, febre e coriza, deve recorrer urgentemente a um dos pontos de triagem do município. Caso o paciente não esteja com indicação da doença, deve evitar aglomerações em locais com alta transmissibilidade, como os centros de testagem e hospitais. Também continue com os cuidados sanitários: máscara, higienização das mãos e distanciamento sempre que possível. 

A Prefeitura de Nova Friburgo não tem medido esforços para oferecer a testagem a toda a população friburguenses. Porém, com o aumento na busca por esses testes, filas longas e demoradas podem ocorrer. Além disso, é preciso repeitar os servidores que estão no atendimento nessas unidades. Os profissionais de saúde estão trabalhando arduamente na linha de frente no combate à Covid-19 e, com certeza, fazendo o máximo para atender a todos com dignidade e respeito. 

Hoje é dia de vacinação 

A Secretaria Municipal de Saúde continua a vacinação contra Covid-19 em Nova Friburgo. Hoje, 20, é dia da aplicação do reforço para os imunossuprimidos (pacientes com câncer ou doenças autoimunes), que completaram o esquema vacinal até dia 20 de dezembro, e para toda a população com mais de 18 anos que já tem quatro meses da segunda dose.  

Em relação à segunda dose, haverá aplicação hoje também com os imunizantes Astrazeneca, Pfizer e Coronavac para quem está agendado. Também acontecerá repescagem de primeira dose para os friburguenses que ainda não se vacinaram.

A vacinação acontece das 9h às 15h, nos ginásios de Conselheiro Paulino e do Cordoeira; posto de saúde de São Geraldo, Uerj, que funciona na Fábrica Filó. e também, das 9h às 13h, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Campo do Coelho, Riograndina, Amparo, Mury e Lumiar. 

 

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: