Praça Getúlio Vargas ontem e hoje…

A mostra tem como objetivo disseminar o conhecimento da história de nossa praça central, coração pulsante da cidade
sábado, 15 de maio de 2021
por Jornal A Voz da Serra

O professor e artista plástico friburguense Mário Moreira — graduado pela Escola Nacional de Belas Artes (EBA / UFRJ) e bacharel em comunicação visual —  desenvolveu, em 2019, juntamente com os alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores, um aprofundado trabalho de pesquisa fotográfica da história da Praça Getúlio Vargas. 

A mostra tem como objetivo disseminar o conhecimento da história de nossa praça central, coração pulsante da cidade, despertando nos jovens e na coletividade como um todo, o interesse pelo local onde vivem, contribuindo para escolhas que despertem o respeito e o cuidado pelo patrimônio do município. 

Com base em fotografias antigas da praça e do seu entorno, recolhidas na internet, foram produzidas novas imagens, a partir da mesma perspectiva, que, sobrepostas, possibilitam uma visão das mudanças dos espaços urbanos ao longo da história. Valorizar o patrimônio contribui para a consolidação do sentimento de pertença de um povo, fortalecendo assim a sua identidade.

Sobre o artista

Como artista plástico, Mário Moreira explorou, desde muito cedo, vários caminhos e linguagens de expressão artística como o desenho, pintura, cerâmica, assemblage e muralismo em espaços privados e públicos. Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais e tem trabalhos expostos em diversos espaços de arte, empresas e coleções particulares no Brasil e Portugal, país onde residiu por 15 anos.

Ele agrega, na elaboração das suas peças, toda sua vivência artística na experimentação de várias linguagens técnica e materiais, principalmente a madeira, sempre com uma forte influência da natureza, uma constante em seu imaginário artístico.

Assista o vídeo da matéria em nosso site: www.avozdaserra.com.br 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: