O professor e artista plástico friburguense Mário Moreira — graduado pela Escola Nacional de Belas Artes (EBA / UFRJ) e bacharel em comunicação visual — desenvolveu, em 2019, juntamente com os alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores, um aprofundado trabalho de pesquisa fotográfica da história da Praça Getúlio Vargas.
A mostra tem como objetivo disseminar o conhecimento da história de nossa praça central, coração pulsante da cidade, despertando nos jovens e na coletividade como um todo, o interesse pelo local onde vivem, contribuindo para escolhas que despertem o respeito e o cuidado pelo patrimônio do município.
Com base em fotografias antigas da praça e do seu entorno, recolhidas na internet, foram produzidas novas imagens, a partir da mesma perspectiva, que, sobrepostas, possibilitam uma visão das mudanças dos espaços urbanos ao longo da história. Valorizar o patrimônio contribui para a consolidação do sentimento de pertença de um povo, fortalecendo assim a sua identidade.
Sobre o artista
Como artista plástico, Mário Moreira explorou, desde muito cedo, vários caminhos e linguagens de expressão artística como o desenho, pintura, cerâmica, assemblage e muralismo em espaços privados e públicos. Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais e tem trabalhos expostos em diversos espaços de arte, empresas e coleções particulares no Brasil e Portugal, país onde residiu por 15 anos.
Ele agrega, na elaboração das suas peças, toda sua vivência artística na experimentação de várias linguagens técnica e materiais, principalmente a madeira, sempre com uma forte influência da natureza, uma constante em seu imaginário artístico.
Assista o vídeo da matéria em nosso site: www.avozdaserra.com.br
Deixe o seu comentário