Praça do Lúpulo, no Centro, passa por nova reforma

Intervenção é para rebaixamento da calçada e criação de aproximadamente sete vagas de curta duração
quinta-feira, 08 de julho de 2021
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
Os paralelepípedos já sendo retirados (Fotos de leitores)
Os paralelepípedos já sendo retirados (Fotos de leitores)

Os friburguenses foram surpreendidos nesta semana com uma nova obra na Praça do Lúpulo. No ano passado, a pracinha no início da Avenida Euterpe Friburguense, bem em frente ao supermercado Cavalo Preto, ganhou um nova roupagem e se transformou na Praça do Lúpulo, com o intuito de incentivar a produção desse insumo na produção de cervejas artesanais no município. O espaço ganhou novos mobiliários, piso e um design agradável que chama a atenção de quem passa por ali, seja a pé ou até mesmo de carro ou de ônibus.

A reforma do local foi realizada através do projeto Vamos Florir, lançado em 2018, uma parceria entre instituições públicas e privadas que incentiva a melhoria dos espaços urbanos, através da restauração e manutenção de áreas públicas, contribuindo para o embelezamento da cidade e para a autoestima da população, além de estar em consonância, ideologicamente, com programas ambientais de redução de resíduos sólidos e descarte inadequado, poluição visual, acessibilidade, qualidade de vida, preservação de áreas de proteção em áreas urbanas, sensibilização da população a temas ambientais, entre outros.

Nesta quarta-feira, 7, leitores de A VOZ DA SERRA enviaram fotos para a redação registrando uma nova obra no local. A Prefeitura de Nova Friburgo, através das secretarias de Obras e Mobilidade Urbana, informou que “a intervenção é para rebaixamento da calçada e a posterior criação de aproximadamente sete vagas de curta duração para estacionamento de veículos. Cabe ressaltar que as vagas já existiam, mas foram suprimidas quando a praça foi reformada.”

Para Acianf, mudança vai prejudicar o espaço

A diretoria da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) foi surpreendida com as obras na praça para abertura de vagas para estacionamento, haja visto que o investimento e manutenção do local são feitos pela entidade e empresas associadas, através do projeto Vamos Florir. 

Em nota, a Acianf esclarece que “a revitalização da Praça do Lúpulo foi idealizada com o pensamento, essencialmente, na ampliação dos espaços de lazer e bem-estar em Nova Friburgo. A Acianf entende que tal intervenção prejudica então o objetivo principal do espaço. O lúpulo é uma das culturas que mais tem se trabalhado, pois a cidade tem um número de cervejarias bastante expressivo nacionalmente. Teríamos ali na praça, o estímulo ao conhecimento e à cultura do lúpulo, às cervejarias e também aos eventos com artistas locais. Outro aspecto seria trazer para o espaço, exposições de outros produtos, como o morango, shitake, truta e outros tantos produzidos em nossa cidade e região.

Para nós, não é justificável a criação de mais vagas no local, pois o estabelecimento comercial localizado à frente da Praça do Lúpulo já possui um estacionamento exclusivo aos seus clientes bem próximo dali.”

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra