O posto da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) que funciona na sede do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, na Rua Fernando Bizzotto, 39, no Centro, já atendeu 200 empresas locais e de municípios vizinhos desde a sua inauguração, no final do ano passado. O posto recebe pedidos de registro por protocolo integrado à base da Jucerja e tem como um dos principais atrativos o tempo de duração dos procedimentos. Em duas horas, no máximo, os processos para abertura de empresas são julgados e finalizados.
“Um dos nossos processos foi julgado em cinco minutos. Prezamos pela rapidez, pela eficiência, e reservamos aos nossos clientes um tratamento que envolve gentileza e boa vontade em ajudar”, afirma Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, comentando que os demais processos vêm sendo concluídos em prazo menor do que o estabelecido pela Jucerja, de cinco dias úteis para requerimentos mais simples. Escaneados no próprio Sindicato, eles passam pela análise dos julgadores da Junta Comercial através de sistema digital.
Diferentemente do que acontece nas delegacias da Jucerja, cuja atuação se limita a áreas de abrangência, o posto do Sincomércio de Nova Friburgo recepciona registros de qualquer tipo de empresa, inclusive sociedades anônimas e cooperativas, com sede ou filial situada em municípios do Estado do Rio. Braulio Rezende ressalta que, além de recolher e verificar a documentação entregue por empresários e contadores, o posto ainda esclarece dúvidas sobre processos que caíram em exigência e orienta os clientes para evitar pendências que levem à demora na liberação dos registros.
“A ideia é montar de forma adequada os processos, antes de sua entrada efetiva no protocolo da Jucerja”, assinala. O presidente acredita que o posto do Sincomércio se tornou referência e apoio fundamental para empresários e contadores locais. O posto também auxilia os clientes na obtenção de certidões da Jucerja e carteira do empresário.
“A carteira do empresário consiste num documento profissional que se equipara à identificação oficial. Eu tenho a minha e acho que todos deveriam fazer as suas, para demonstrar o orgulho de pertencer à categoria de empresários”, opina Braulio. Mais informações pelos telefones (22) 2522-4222 e (22) 2525-2033
Emissão de certificado digital na CDL com desconto para associados
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo mantém em sua recepção um serviço permanente de certificação digital, que obedece ao padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e garante autenticidade aos documentos emitidos. O presidente da entidade, Braulio Rezende, revela que a CDL oferece desconto especial para empresas associadas, facilidades aos clientes e assistência gratuita na instalação dos certificados. Ele chama atenção para a importância de pessoas físicas e jurídicas buscarem sempre certificadoras de confiança.
“A certificação digital engloba métodos antifraude, como criptografia, e por esta razão ganha atestado de órgãos internacionais. Permite comprovar a identidade de pessoas, empresas e sistemas, para proteger transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados. Ao contrário de outros encontrados no mercado, os certificados da CDL têm validade jurídica”, acentua. Braulio Rezende explica ainda que, nos casos de clientes com dificuldades para comparecer ao prédio da CDL, a entidade envia agentes de certificação às empresas para emitirem os documentos.
A CDL fica no mesmo prédio do Sincomércio e o serviço de emissão do certificação digital funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h nos sábados. O telefone para contato é (22) 2525-2029.
Deixe o seu comentário