Posto de saúde de Olaria agora conta com tenda de triagem para Covid

Outras duas estruturas devem ser instaladas em breve, em Mury e na UPA de Conselheiro
quinta-feira, 28 de maio de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A tenda do posto de Olaria (Foto de leitor)
A tenda do posto de Olaria (Foto de leitor)

Conforme já noticiado por A VOZ DA SERRA no último dia 20 de maio, a Prefeitura de Nova Friburgo contratou uma empresa para locação de estrutura de montagem para atender ao Centro de Atendimento do Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal Raul Sertã, Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Mury e no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria.

E segundo anunciado pela Prefeitura de Nova Friburgo no fim da noite de quarta-feira, 27, o Centro de Triagem montado no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, passou a funcionar nesta quinta-feira, 28, e funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, anexo à unidade de saúde. O espaço funcionará para atendimento a pacientes com quadro de síndromes gripais, ou seja, todo paciente que tiver sintomas de gripe poderá ser atendido neste Centro de Triagem. Se o quadro for leve, será medicado e acompanhado remotamente. Já se for identificado quadro de gravidade, será encaminhado de ambulância ao Hospital Municipal Raul Sertã. Ainda de acordo com o Governo Municipal, para o funcionamento dos centros de triagem, foram selecionados novos profissionais para formar a equipe de atendimento, específicos para esses centros, desde médicos e enfermeiros, até profissionais da área administrativa.

Questionada por A VOZ DA SERRA sobre quantos profissionais foram contratados, qual o custo e a validade desses contratos, a prefeitura respondeu, em nota, que essas contratações “não foram específicas para esta finalidade. Os profissionais foram selecionados para fazer parte da rede de saúde da família. Porém, entendendo a necessidade do momento, a Prefeitura de Nova Friburgo escalou esses profissionais para os centros de triagem. Cada um contará, diariamente, com quatro profissionais fixos (enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços gerais e administrativo). Além desses, os centros contarão com nove profissionais médicos de Saúde da Família,  contratados pelo programa Mais Médicos, que trabalharão em esquemas de plantão para atender à população com sintomas de síndromes respiratórias”.

Quanto à montagem dos centros de triagem na ESF de Mury e na UPA, o Governo Municipal informou que “as tendas estão passando pelos últimos ajustes internos e devida higienização para iniciarem também o atendimento”.

O contrato para locação das tendas foi assinado no último dia 30 de abril, é válido até 31 de dezembro e foi firmado com a empresa Top Tendas Brasil - a mesma que venceu a licitação para a montagem da estrutura do carnaval friburguense deste ano -, ao custo de R$ 212.990 aos cofres do município. Ainda segundo a prefeitura, as estruturas ficarão disponíveis enquanto houver justificativa epidemiológica.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra