Posto de saúde de Olaria agora conta com tenda de triagem para Covid

Outras duas estruturas devem ser instaladas em breve, em Mury e na UPA de Conselheiro
quinta-feira, 28 de maio de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A tenda do posto de Olaria (Foto de leitor)
A tenda do posto de Olaria (Foto de leitor)

Conforme já noticiado por A VOZ DA SERRA no último dia 20 de maio, a Prefeitura de Nova Friburgo contratou uma empresa para locação de estrutura de montagem para atender ao Centro de Atendimento do Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal Raul Sertã, Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Mury e no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria.

E segundo anunciado pela Prefeitura de Nova Friburgo no fim da noite de quarta-feira, 27, o Centro de Triagem montado no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, passou a funcionar nesta quinta-feira, 28, e funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, anexo à unidade de saúde. O espaço funcionará para atendimento a pacientes com quadro de síndromes gripais, ou seja, todo paciente que tiver sintomas de gripe poderá ser atendido neste Centro de Triagem. Se o quadro for leve, será medicado e acompanhado remotamente. Já se for identificado quadro de gravidade, será encaminhado de ambulância ao Hospital Municipal Raul Sertã. Ainda de acordo com o Governo Municipal, para o funcionamento dos centros de triagem, foram selecionados novos profissionais para formar a equipe de atendimento, específicos para esses centros, desde médicos e enfermeiros, até profissionais da área administrativa.

Questionada por A VOZ DA SERRA sobre quantos profissionais foram contratados, qual o custo e a validade desses contratos, a prefeitura respondeu, em nota, que essas contratações “não foram específicas para esta finalidade. Os profissionais foram selecionados para fazer parte da rede de saúde da família. Porém, entendendo a necessidade do momento, a Prefeitura de Nova Friburgo escalou esses profissionais para os centros de triagem. Cada um contará, diariamente, com quatro profissionais fixos (enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços gerais e administrativo). Além desses, os centros contarão com nove profissionais médicos de Saúde da Família,  contratados pelo programa Mais Médicos, que trabalharão em esquemas de plantão para atender à população com sintomas de síndromes respiratórias”.

Quanto à montagem dos centros de triagem na ESF de Mury e na UPA, o Governo Municipal informou que “as tendas estão passando pelos últimos ajustes internos e devida higienização para iniciarem também o atendimento”.

O contrato para locação das tendas foi assinado no último dia 30 de abril, é válido até 31 de dezembro e foi firmado com a empresa Top Tendas Brasil - a mesma que venceu a licitação para a montagem da estrutura do carnaval friburguense deste ano -, ao custo de R$ 212.990 aos cofres do município. Ainda segundo a prefeitura, as estruturas ficarão disponíveis enquanto houver justificativa epidemiológica.

 

LEIA MAIS

Ao todo, 38,6% dos leitos de enfermaria no município estão ocupados (29 de 75), enquanto os leitos de UTI registram ocupação média de 54,8% (17 do total de 31)

Iniciativa cria centro de pesquisas voltado à indústria têxtil de Friburgo e prevê aprimoramento de respiradores

Comércio de rua pode abrir também neste sábado; bares e restaurantes podem lotar até 70% da capacidade e fechar às 22h

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra