Plataforma digital vai ajudar estado a retomar turismo

“Rio, o seu melhor presente” pretende estimular prestadores de serviços a concederem descontos aos visitantes
terça-feira, 15 de dezembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A reunião onde foi apresentado o projeto (Foto de divulgação)
A reunião onde foi apresentado o projeto (Foto de divulgação)

O governo do Estado do Rio lançou nesta terça-feira, 15,  a plataforma digital “Rio, o seu melhor presente”. O site www.riooseumelhorpresente.com.br, criado pela Secretaria de Turismo em parceria com o jornal O Globo e apoio da Fecomércio, Sesc RJ e Senac RJ, vai promover a retomada do turismo fluminense, estimulando os prestadores de serviços turísticos a concederem descontos aos visitantes.

Na plataforma, os turistas terão à disposição informações importantes sobre os municípios, onde se hospedar e os decretos referentes à flexibilização de cada região. Todos os estabelecimentos devem cumprir os protocolos de segurança sanitária de combate à propagação da Covid-19. 

"O turismo fluminense puxou a média do país para cima no ano passado. Tivemos 22% de crescimento, praticamente não tivemos baixa temporada, a ocupação hoteleira foi alta e o réveillon e o carnaval foram sucessos de público. Tudo resultado de um trabalho de divulgação do estado, junto com a rede hoteleira e o setor de serviços. Agora, contamos com essa plataforma, que vai ser essencial para a retomada do nosso turismo", disse o governador em exercício, Cláudio Castro.

Segundo o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, a iniciativa é fundamental para o desenvolvimento do setor, afetado pela pandemia da Covid-19.  "Ao lançarmos uma plataforma que aproxima os empresários do setor com o público final, estamos fazendo com que os custos diminuam para ambas as partes. A negociação fica mais acessível, favorecendo a comercialização. Tenho certeza de que os preços atraentes propostos no site, pelos prestadores de serviços turísticos, e a conversa direta com os visitantes serão uma excelente oportunidade de negócios, e representam uma real possibilidade no aumento do fluxo de turistas para o nosso estado", ressaltou. 
 

Os profissionais e estabelecimentos que quiserem seus serviços e promoções na plataforma já podem se inscrever no site. A finalidade é concentrar o maior número de serviços e estabelecimentos para fomentar o turismo consciente no Estado do Rio pelos próximos seis meses. Para o público, o portal estará disponível a partir do dia 17 de dezembro, quando os visitantes poderão comprar diretamente com o canal de venda participante. Ao todo, 12 regiões turísticas serão divulgadas para a consulta dos visitantes. 

O presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florêncio de Queiroz Junior, destacou a importância da plataforma digital “Rio, o seu melhor presente” para o desenvolvimento econômico de todo o estado. "O Rio é o nosso melhor presente. E o melhor presente que a Fecomércio pode ter é um Rio pujante, de desenvolvimento, gerando riquezas e empregos e igualdade social", disse o presidente da Fecomércio-RJ.

No portal, as informações estarão apresentadas em categorias para facilitar a busca de informações pelo turista. Em “O que fazer”, haverá uma lista de experiências e estabelecimentos para visitação, com horários, preços e descrições. Na parte “Onde dormir”, o visitante encontrará informações sobre hotéis, pousadas, hostels, além de descontos. Já na categoria "Onde comer/beber”, o turista encontrará dados sobre restaurantes, bares, cafeterias, padarias, quiosques, sorveterias, fast foods, food trucks, produtos artesanais, entre outros.

Turismo consciente

Considerando todas as orientações da Secretaria de Saúde, devido à pandemia da Covid-19, o Rio de Janeiro está inserido na campanha de Turismo Consciente para ajudar a fomentar ainda mais o setor no estado, reforçando a necessidade de realizar os serviços de forma ordenada e protegida. O Rio de Janeiro conta também com o selo Turismo Consciente, que orienta empresas do setor a adotar em suas rotinas as recomendações sanitárias.

 

LEIA MAIS

Objetivo é restringir a chegada de turistas e o ir e vir desnecessário de moradores

Novidade tem por objetivo conter o fluxo de turistas, caso os feriadões de abril sejam antecipados no estado

Decreto em vigor permite hospedagens, bares, restaurantes e shows até na bandeira vermelha, em distritos turísticos

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Turismo