Pentecostes

sábado, 30 de maio de 2020
por Dom Paulo De Conto*, especial para A VOZ DA SERRA
Pentecostes

Pentecostes é a festa conclusiva do tempo Pascal. Com o envio do Espírito Santo sobre os Apóstolos marca-se o início da missão e o nascimento da Igreja.

São Lucas descreve como um ato solene acontecido em Jerusalém na festa judaica de Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa (At. 2,1-11). O Espirito presente no início da vida pública de Jesus está presente no início da atividade missionária da Igreja.

  O Espírito Santo transforma profundamente os Apóstolos e une numa mesma comunidade de amor, povos de todas as raças e culturas. Inúmeros ouvintes pedem o batismo.

Pentecostes era uma festa judaica muito antiga, celebrada 50 dias depois da Passagem. Inicialmente era uma festa agrícola que agradecia a colheita de trigo se oferecia as primícias... Depois, passou a celebrar a chegada do povo de Israel no Sinai, da Aliança.

Quando na narração de Pentecostes São Lucas fala das várias línguas quer ensinar que a Igreja é destinada a todos os povos sem barreiras de língua, raça ou nação.

Enquanto no episódio da Torre de Babel ninguém mais se entende e se afastam uns dos outros, em Pentecostes o Espírito inicia um movimento inverso, todos falam em uma língua compreendida por todos: A Linguagem do Amor. Formam uma única família, onde todos se entendem e se amam e vivem uma Igreja como uma comunidade de irmãos, reunidos por causa de Cristo, animada pelo Espírito do Ressuscitado, que testemunha na história o projeto libertador de Jesus.

Recorda a ação do Espírito Santo na comunidade, a Igreja unida em Cristo, formando um só corpo, na diversidade de dons e ministérios que se manifestam para o bem comum. 

Jesus ao ressuscitar, vai ao encontro dos Apóstolos, oferece a Paz e os plenifica com os dons do Espírito Santo. O “anoitecer”, as “portas fechadas”, o “medo”, revelam a situação de uma comunidade desorientada e insegura. Jesus, ao aparecer “no meio deles” é o centro e a razão de ser comunidade. 

Com o Pentecostes, com a vinda do Espírito santo, tudo se transforma. O anoitecer torna-se amanhecer, as portas se abrem, o medo desaparece. Com o “sopro” de Deus na Criação, o homem de barro adquiriu vida. Com o sopro de Jesus nasce o Homem Novo. 

Por fim Jesus explica a missão dos discípulos: “Como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20,21). O mesmo Espírito que acompanhou a ação missionária de Jesus continua assistindo à ação missionária de sua Igreja.

O Pentecostes não ficou lá no Cenáculo quando os Apóstolos estavam reunidos com a Mãe, Maria Santíssima. Não ficou somente no início da pregação onde milhares de pessoas se converteram ao Cristo.

Animados pelo Dom de Cristo Ressuscitado, no Batismo e fortalecidos pelo Espírito Santo, recebido na Crisma, somos enviados ao mundo como mensageiros da Paz e da Reconciliação.

 

*Dom Paulo De Conto é administrador apostólico da Diocese de Nova Friburgo

 

N.R.: Neste sábado, 30, encerrando o mês Mariano, o Papa Francisco rezará o terço nos jardins do Vaticano. A oração comecará ao meio dia, com uma hora de duração. O terço será transmitido ao vivo por redes sociais e canais de TV especializados. Os fiéis rezarão para pedir a Nossa Senhora força para o enfrentamento da pandemia de coronavírus.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: