Ortopedia do Raul Sertã pode ser usada no combate à Covid

Em "live", prefeito Renato Bravo também anunciou que recomendou a contratação de leitos particulares
quarta-feira, 03 de junho de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
A triagem na entrada do Raul Sertã (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A triagem na entrada do Raul Sertã (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O prefeito Renato Bravo deu uma pista de como pretende ampliar o número de  leitos no Hospital Municipal Raul Sertã para o combate ao coronavírus. Após anunciar essa possibilidade na semana passada, na live (transmissão ao vivo por redes sociais) da última segunda-feira, 1º, Bravo informou que pretende utilizar o espaço recuperado do setor de ortopedia do hospital para a internação de pacientes infectados com a Covid-19.

Atualmente, a taxa de ocupação de leitos do Raul Sertã para o tratamento da doença está em 100%. A unidade dispõe de 22 leitos exclusivos para pacientes com coronavírus. Na última segunda-feira, 1º, a ocupação no setor exclusivo do hospital girava em torno de 90%, mas como os números podem mudar a cada momento, nesta terça-feira, a unidade voltou a ter lotação máxima.

“Temos hoje uma situação difícil, apertada. Estamos providenciando a abertura de novos leitos. A obra realizada no hospital e que inicialmente teve como finalidade recuperar um espaço para a atender a ortopedia, servirá neste momento emergencial como mais um  espaço de atendimento a pacientes de Covid-19. Contamos com a colaboração dos nossos profissionais”, comunicou Bravo.

Aluguel de leitos

O prefeito também voltou a falar da possibilidade de alugar leitos nos hospitais particulares do município para pacientes do SUS que contraírem o coronavírus. “Estamos buscando um acordo com hospitais particulares, para ter leitos contratados. Já determinei ao Comitê Operativo Emergencial (COE) a contratação desses leitos”, informou.

Renato Bravo também destacou a aposta da prefeitura na abertura do Hospital de Campanha ampliando significativamente a oferta de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. A unidade com capacidade para até 100 leitos tem previsão – após ser adiada quatro vezes – para iniciar as atividades no próximo domingo, 7. “Estamos aguardando as orientações do Governo do Estado sobre a nova gestão do hospital de campanha que vai ter um reflexo importantíssimo no combate a essa doença”, enfatizou o prefeito.

Em nota, no fim da tarde desta terça, 2, a prefeitura informou que a ampliação dos leitos do Raul Sertã depende de alguns procedimentos, como a compra de insumos, equipamentos e contratação de pessoal. “Tudo está sendo analisado de forma criteriosa pelo COE. Serão leitos de UTI e enfermaria, mas ainda não há um número exato. Quanto às negociações com a rede particular trata-se de uma informação sigilosa, já que, para qualquer medida, é necessário aval do Ministério da Saúde. Quando as negociações forem concluídas, faremos a divulgação”, informou a prefeitura. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra