O prefeito Renato Bravo deu uma pista de como pretende ampliar o número de leitos no Hospital Municipal Raul Sertã para o combate ao coronavírus. Após anunciar essa possibilidade na semana passada, na live (transmissão ao vivo por redes sociais) da última segunda-feira, 1º, Bravo informou que pretende utilizar o espaço recuperado do setor de ortopedia do hospital para a internação de pacientes infectados com a Covid-19.
Atualmente, a taxa de ocupação de leitos do Raul Sertã para o tratamento da doença está em 100%. A unidade dispõe de 22 leitos exclusivos para pacientes com coronavírus. Na última segunda-feira, 1º, a ocupação no setor exclusivo do hospital girava em torno de 90%, mas como os números podem mudar a cada momento, nesta terça-feira, a unidade voltou a ter lotação máxima.
“Temos hoje uma situação difícil, apertada. Estamos providenciando a abertura de novos leitos. A obra realizada no hospital e que inicialmente teve como finalidade recuperar um espaço para a atender a ortopedia, servirá neste momento emergencial como mais um espaço de atendimento a pacientes de Covid-19. Contamos com a colaboração dos nossos profissionais”, comunicou Bravo.
Aluguel de leitos
O prefeito também voltou a falar da possibilidade de alugar leitos nos hospitais particulares do município para pacientes do SUS que contraírem o coronavírus. “Estamos buscando um acordo com hospitais particulares, para ter leitos contratados. Já determinei ao Comitê Operativo Emergencial (COE) a contratação desses leitos”, informou.
Renato Bravo também destacou a aposta da prefeitura na abertura do Hospital de Campanha ampliando significativamente a oferta de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19. A unidade com capacidade para até 100 leitos tem previsão – após ser adiada quatro vezes – para iniciar as atividades no próximo domingo, 7. “Estamos aguardando as orientações do Governo do Estado sobre a nova gestão do hospital de campanha que vai ter um reflexo importantíssimo no combate a essa doença”, enfatizou o prefeito.
Em nota, no fim da tarde desta terça, 2, a prefeitura informou que a ampliação dos leitos do Raul Sertã depende de alguns procedimentos, como a compra de insumos, equipamentos e contratação de pessoal. “Tudo está sendo analisado de forma criteriosa pelo COE. Serão leitos de UTI e enfermaria, mas ainda não há um número exato. Quanto às negociações com a rede particular trata-se de uma informação sigilosa, já que, para qualquer medida, é necessário aval do Ministério da Saúde. Quando as negociações forem concluídas, faremos a divulgação”, informou a prefeitura.
Deixe o seu comentário