Origem do apagão de sexta teria sido queima na linha de transmissão de Furnas

Empresas distribuidoras de energia emitiram notas atualizadas sobre o incidente que durou quatro horas
terça-feira, 06 de outubro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Origem do apagão de sexta teria sido queima na linha de transmissão de Furnas

O blecaute que atingiu Nova Friburgo e vários municípios das regiões Serrana, dos Lagos e Norte fluminense também do Estado de Minas Gerais, no início da noite da última sexta-feira, 2. Pelo menos 20 municípios foram afetados pelo problema que causou inúmeros transtornos à população, justamente no momento de encerramento do expediente na maioria das empresas, além da paralisação do sistema de abastecimento de água da Cedae que atende a maioria dos municípios fluminenses.

Até o fim de semana, ainda não havia sido esclarecido os motivos que levaram a interrupção no fornecimento de energia elétrica que durou cerca de quatro horas. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por monitorar o fornecimento de energia em todo o país, informou que na última sexta-feira, 2, às 16h57, iniciou-se uma série de desligamentos no Estado do Rio de Janeiro, devido a problemas nas subestações Rocha Leão, São José e Imbariê, todas de propriedade de Furnas. “A ocorrência interrompeu cerca de 500 megawatts de carga de municípios da Baixada Fluminense, região Serrana e dos Lagos. Posteriormente, foram interrompidos 50 megawatts de carga na região da Zona da Mata mineira. O atendimento às cargas foi retomado ao longo do período e já foi normalizado. O ONS está trabalhando junto com os agentes envolvidos na ocorrência para identificar as causas dos desligamentos.”

Nesta segunda-feira, 5, a Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia em Nova Friburgo, reiterou que as interrupções de energia que afetaram o município, foram ocasionadas por um problema externo ao seu sistema elétrico. A empresa explicou que a ocorrência foi originada pela queima de equipamentos na linha de transmissão de Furnas que abastece as supridoras Light e Enel, gerando falta de energia em municípios de Minas e parte do Estado do Rio de Janeiro. “A Energisa fez todos os esforços para minimizar os impactos e normalizar a situação o mais rápido possível no mesmo dia, buscando priorizar atendimento a clientes emergenciais como hospitais”.

A central Furnas informou que na manhã do último sábado, 3, a linha de transmissão 138 kV Vilar dos Teles/São José/Rio Cidade foi energizada, propiciando que as distribuidoras pudessem normalizar o sistema de abastecimento de energia a municípios do Estado do Rio de Janeiro. “Desde sexta-feira à noite, ao identificar falhas em equipamentos das subestações Rocha Leão, em Rio das Ostras, Imbariê, em Duque de Caxias e São José, em Belford Roxo, a empresa manteve equipes atuando na recomposição do sistema elétrico na região. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”.

 

LEIA MAIS

Energisa explica que índice garante capacidade de investimentos da empresa, de R$ 50 milhões nos últimos 5 anos, e qualidade de atendimento

Com a manutenção das condições de chuva, perspectiva é que taxação continue normal até o fim do ano

Percentual de redução para os consumidores será de aproximadamente 20% a partir do próximo mês

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: luz