O blecaute que atingiu Nova Friburgo e vários municípios das regiões Serrana, dos Lagos e Norte fluminense também do Estado de Minas Gerais, no início da noite da última sexta-feira, 2. Pelo menos 20 municípios foram afetados pelo problema que causou inúmeros transtornos à população, justamente no momento de encerramento do expediente na maioria das empresas, além da paralisação do sistema de abastecimento de água da Cedae que atende a maioria dos municípios fluminenses.
Até o fim de semana, ainda não havia sido esclarecido os motivos que levaram a interrupção no fornecimento de energia elétrica que durou cerca de quatro horas. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por monitorar o fornecimento de energia em todo o país, informou que na última sexta-feira, 2, às 16h57, iniciou-se uma série de desligamentos no Estado do Rio de Janeiro, devido a problemas nas subestações Rocha Leão, São José e Imbariê, todas de propriedade de Furnas. “A ocorrência interrompeu cerca de 500 megawatts de carga de municípios da Baixada Fluminense, região Serrana e dos Lagos. Posteriormente, foram interrompidos 50 megawatts de carga na região da Zona da Mata mineira. O atendimento às cargas foi retomado ao longo do período e já foi normalizado. O ONS está trabalhando junto com os agentes envolvidos na ocorrência para identificar as causas dos desligamentos.”
Nesta segunda-feira, 5, a Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia em Nova Friburgo, reiterou que as interrupções de energia que afetaram o município, foram ocasionadas por um problema externo ao seu sistema elétrico. A empresa explicou que a ocorrência foi originada pela queima de equipamentos na linha de transmissão de Furnas que abastece as supridoras Light e Enel, gerando falta de energia em municípios de Minas e parte do Estado do Rio de Janeiro. “A Energisa fez todos os esforços para minimizar os impactos e normalizar a situação o mais rápido possível no mesmo dia, buscando priorizar atendimento a clientes emergenciais como hospitais”.
A central Furnas informou que na manhã do último sábado, 3, a linha de transmissão 138 kV Vilar dos Teles/São José/Rio Cidade foi energizada, propiciando que as distribuidoras pudessem normalizar o sistema de abastecimento de energia a municípios do Estado do Rio de Janeiro. “Desde sexta-feira à noite, ao identificar falhas em equipamentos das subestações Rocha Leão, em Rio das Ostras, Imbariê, em Duque de Caxias e São José, em Belford Roxo, a empresa manteve equipes atuando na recomposição do sistema elétrico na região. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”.
Deixe o seu comentário