Nas vésperas do Dia das Crianças, celebrado no último sábado, 12, agentes do Procon-RJ, Delegacia do Consumidor (Decon) e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) realizaram fiscalizações em lojas especializadas na venda de brinquedos no Grande Rio e interior, e quase seis mil itens irregulares (sem o selo do Inmetro). Tudo foi apreendido. As lojas foram autuadas e os fornecedores terão 15 dias para apresentar defesa.
Durante a operação, foram analisadas, além da regularidade dos produtos, questões referentes à publicidade e documentações obrigatórias. Somente na capital, quatro lojas foram autuadas por terem brinquedos irregulares, ausência do livro de reclamações do Procon, ausência de alvará e/ou ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.
De acordo com Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, a operação teve como objetivo coibir a prática de comercialização de brinquedos irregulares, proteger os consumidores e orientar fornecedores quanto às boas práticas consumeristas.
“O Dia das Crianças é uma data em que a busca por brinquedos aumenta exponencialmente. Observando isso, realizamos uma pesquisa de preços para ajudar os consumidores, onde encontramos 190% de variação do mesmo produto, em lojas diferentes, demonstrando a necessidade de pesquisar preços antes de comprar. O Procon apresentou também outras dicas, de como devem ser as compras pela internet e o cuidado com produtos falsificados. Finalizando com essa operação conjunta com o Ipem e a Decon”, explicou Coelho. A pesquisa de preços completa e as dicas de compras do Procon-RJ estão disponíveis no site www.procon.rj.gov.br e nas redes sociais da autarquia.
Deixe o seu comentário