Operação conjunta combate infrações de trânsito e crimes

Ação vem sendo desenvolvida pela Smomu e as políciais Civil e Militar
quinta-feira, 24 de outubro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Secom NF)
(Foto: Secom NF)

A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), em parceria com policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e apoio da 151ª DP, estão promovendo desde a última terça-feira, 22, operações em locais e horários aleatórios para coibir irregularidades e crimes de trânsito, de modo a ordenar o tráfego na cidade, garantindo ainda mais segurança para motoristas, motociclistas e pedestres. 

Da última terça, 22, até esta quarta-feira, 23, já foram promovidas seis operações em diversos pontos da cidade, que resultaram na apreensão de 28 motos, seis carros e três prisões por crime de trânsito, como direção perigosa e evasão de blitz. As ações vão seguir por tempo indeterminado e visam coibir infrações como descarga livre (motos com escapamento aberto), veículos sem placa, licenciamento anual vencido, falta de itens de segurança (como retrovisores, por exemplo), veículos em mau estado de conservação, condutores não habilitados, entre outras irregularidades.

Além disso, as operações também têm auxiliado as forças de segurança na identificação e captura de foragidos ou com pendências na Justiça, o que possibilita não apenas o ordenamento no trânsito, como também contribui para a segurança pública em geral. 

Motociclistas detidos  

Nos últimos dias tem circulado nas redes sociais fotos e vídeos de condutores (em geral motociclistas) tentando escapar de blitzes, o que coloca em risco outros motoristas e pedestres, reforçando a importância e a necessidade da realização de ações como as que têm sido promovidas pela Smomu em parceria com o Proeis. 

Nesta quarta-feira, 23, por exemplo, uma equipe do Proeis que realizava patrulhamento na Praça Lafayette Bravo Filho, no distrito de Conselheiro Paulino, teve a atenção voltada para duas motos em atitude suspeita, uma apenas com o condutor e a outra com dois ocupantes. Os agentes fizeram o acompanhamento de ambas, que se dirigiram a um posto de combustíveis. Ao tentarem realizar a abordagem, o trio arrancou de forma busca na contramão da via. Na fuga, a moto com dois ocupantes ainda atingiu a moto patrulha, levando o policial militar ao chão. 

Já na Avenida Roberto Silveira, ainda na contramão, o condutor em fuga atingiu outro veículo, perdeu o controle da moto e caiu, sendo detido na sequência. O garupa, segurado pelo PM, tentou insistir na fuga e arrastou o policial militar por alguns metros até se chocar contra mais um veículo. Com a situação controlada, a moto foi apreendida e a dupla foi presa e autuada por dano qualificado, evasão de blitz e direção perigosa. 

Já na Avenida Conselheiro Julius Arp, outro motociclista que pilotava um moto com a descarga aberta, sem retrovisores e sem placa, desobedeceu a ordem de parada dos PMs e escapou. Os PMs o perseguiram por cerca de 

20 quilômetros e o alcançaram na RJ-148, na altura do ponto final do ônibus distrito de Riograndina. Durante a abordagem, ele não apresentou documentação da moto, nem habilitação. Ele foi encaminhado à 151ª DP, autuado por desobediência, desacato e resistência e permaneceu preso.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: