Ocupação dos ônibus intermunicipais passa para 60%

Decreto publicado no Diário Oficial do estado entra em vigor nesta quarta
terça-feira, 25 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Ônibus intermunicipal na serra (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Ônibus intermunicipal na serra (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Nesta terça-feira, 25, foi publicado no Diário Oficial o decreto 47.228, com novas medidas relacionadas à taxa de ocupação dos transportes intermunicipais de passageiros, que passam a vigorar nesta quarta, 26. As determinações acompanham a flexibilização do isolamento social adotada pelo estado e pelos municípios e os indicadores monitorados pelas autoridades sanitárias referentes à propagação do coronavírus.

Os ônibus do tipo rodoviário (uma porta) que operam entre a Região Metropolitana e o interior do estado devem respeitar a ocupação de até 60% dos assentos disponíveis, sendo vedada a circulação de passageiros em pé. É o caso, por exemplo, da maioria das linhas que ligam FRiburgo a outros municípios, como a Rio-Friburgo.

Já os ônibus do tipo urbano que circulam entre municípios da Região Metropolitana, entre a Região Metropolitana e o interior do estado e entre os municípios do interior do estado também devem ter a ocupação limitada a 60% da capacidade total, o que equivale a todos os assentos ocupados somados aos passageiros em pé, limitados a duas pessoas por metro quadrado. 

Já os coletivos que circulam entre municípios da Região Metropolitana e entre municípios do interior do estado devem manter a regra de ocupação limitada ao número de assentos do veículo, sendo proibido o transporte de passageiros em pé.  

Os sistemas metroviário e ferroviário de passageiros deverão respeitar a ocupação de até 60% da capacidade de lotação de cada composição, e não mais 50%. 

No caso das barcas, seguem mantidas as viagens realizadas com o quantitativo de passageiros equivalente ao número de assentos existentes na embarcação utilizada.  

 

LEIA MAIS

Validade do cadastro passa a ser indeterminada a partir desta quinta

Em relação a julho, casos de Covid aumentam na 1ª semana, embora com menos mortes e internações; em um ano foram 13 mil casos e 211 mortes

Presente ao encontro, presidente do DER-RJ se compromete a dar prosseguimento aos estudos dos traçados

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra