Obras de reforma do posto do Suspiro sem data para começar

Pacientes reclamam da demora. Médicos já foram transferidos
sexta-feira, 01 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Diversos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Nova Friburgo, que recorrem ao posto de saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, em busca de consultas ambulatoriais com clínicos gerais e várias outras especialidades médicas, têm procurado a redação de A VOZ DA SERRA para denunciar a demora no início das obras de reforma da unidade anunciadas e já licitadas pela prefeitura. Há alguns meses, a Secretaria Municipal de Saúde transferiu os médicos lotados no posto do Suspiro para atendimento em outras unidades da saúde, a fim de permitir o início das intervenções no imóvel construído há cerca de 50 anos e que carece de melhorias estruturais urgentes, mas até agora as obras não começaram. 

No posto Silvio Henrique Braune, somente funciona atualmente o serviço de marcação de consultas e exames laboratoriais, a sala de vacinação e a farmácia. Os usuários têm que se dirigir ao posto do Suspiro para marcação dos procedimentos que, após serem agendados, são realizados nas demais unidades de saúde municipais, como o ambulatório do Hospital Municipal Raul Sertã e os postos de saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; Tunney Kassuga, no bairro Olaria; José Copertino Nogueira, em São Geraldo; e Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, obrigando alguns pacientes a terem que se deslocar utilizando até dois ônibus para submeterem-se ao atendimento ambulatorial.   

“Isso é um desrespeito com os usuários. Moro no bairro Lagoinha e faço tratamento de diabetes aqui (no posto Silvio Henrique Braune). Agora tenho que ser atendido no posto de Olaria. Sou obrigado a utilizar dois ônibus. Levo mais de uma hora neste trajeto que é muito desgastante. Sou idoso e cardíaco também. Sempre pergunto porque não sou atendido aqui no Suspiro e os funcionários me dizem que a prefeitura transferiu os atendimentos devido às obras de reforma. Mas que obras são essas? Não se vê material nem pedreiros por aqui?”, conta o aposentado Elias Monteiro.   

O que diz a prefeitura 

Diante da reclamação dos usuários do SUS, A VOZ DA SERRA procurou a Prefeitura de Nova Friburgo para saber o motivo da demora das obras de reforma do posto de saúde do Suspiro. Em nota, a Secretaria de Comunicação Social informou apenas que “o serviço já foi licitado, porém, a prefeitura ainda aguarda a liberação da obra pela Caixa Econômica Federal para que sejam iniciadas as intervenções de reforma na unidade de saúde.” A nota informa ainda que o cronograma da obra será contado somente a partir do início da obra, que tem prazo estimado de oito meses para execução. A prefeitura não informou o custo das intervenções no posto Silvio Henrique Braune. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: