O rico folclore brasileiro, com suas lendas, contos, músicas e danças

Criaturas como o Boto, a Iara, o Curupira, o Saci, a Mula Sem Cabeça
quinta-feira, 27 de outubro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Folclore é o que conhecemos como manifestações da cultura popular que acontecem e que formam a identidade social de um povo. É reproduzido tanto individualmente quanto coletivamente, bem como é transmitido de geração para geração. Ele é, por excelência, o campo que representa a cultura popular e não a “alta cultura”, nome pelo qual conhecemos a cultura erudita.

As manifestações folclóricas se dão basicamente por meio de lendas, mitos, contos, música, dança, crendices, provérbios, jogos, brincadeiras, festas populares, entre outros. Esses elementos são conhecidos, dentro das áreas que os estudam, como fatos folclóricos.

A palavra "folklore" tem origem no inglês, e significa sabedoria popular, formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento). É produto da cultura de um país e cada um deles tem elementos únicos de folclore. O brasileiro, por exemplo, está repleto de lendas sobre criaturas misteriosas e sobrenaturais, como o Boto, a Iara, o Curupira, o Saci, a Mula Sem Cabeça.

Está presente principalmente nos costumes e valores locais, na tradição oral e nas histórias contadas, nas crenças e superstições. A importância do folclore é reconhecida pela Unesco, entidade vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece o folclore como Patrimônio Cultural Imaterial ressaltando a importância da preservação das diferentes manifestações que o formam.

Características

Apesar de não existir consenso sobre características do folclore, existem algumas particularidades que são usualmente adotadas no momento de definir se uma manifestação faz parte do folclore de um lugar. Geralmente, para que seja reconhecida como folclore precisa ser:

  • Transmitida oralmente;

  • Transmitida de geração em geração;

  • Não ter autoria, ou seja, ser uma narrativa anônima;

  • Ter surgido de forma natural entre o povo, quer dizer, não ter sido introduzida artificialmente por governos, instituições, etc.

  • Serem representações de parte dos costumes, histórias e crenças do povo.

O folclore brasileiro possui uma grande variedade de manifestações culturais em todo o país: 

  • Festas populares: Carnaval (maior festa popular do Brasil), Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino;

  • Lendas e Mitos: Saci-Pererê (um menino negro, travesso, com uma perna só, vestido de vermelho), Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Curupira, Bicho-papão, Boitatá;

  • Música e Dança: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha e Capoeira (e luta).

  • Cantigas de roda e brincadeiras: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.

No Brasil, o Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, foi criado em 1965, com o objetivo de valorizar e preservar o folclore nacional.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: