O que o Universo promete exibir em 2025

Confira o calendário completo dos eventos astronômicos deste ano
sexta-feira, 03 de janeiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A chegada de 2025 traz diversos eventos astronômicos imperdíveis para amantes do céu. Além de chuvas de meteoros, superluas e eclipses, o universo promete a passagem de dois cometas nos próximos meses. Apesar de alguns destes fenômenos não estarem visíveis em todas as partes do Brasil, ainda há boas oportunidades para ficar atento e marcar no calendário deste ano.

Eclipses solares

O eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a sua luz na superfície terrestre.

Tipos de eclipses solares

Eclipse solar parcial em março (29) - Visível na Europa, norte da Ásia, norte/oeste da África, grande parte da América do Norte e América do Sul (em poucas cidades no Norte do Brasil). 

Horário: Entre 6h20min e 6h41min (horário de Brasília)

Eclipse solar parcial em setembro (21) - Visível apenas no sul da Austrália, no Pacífico, no Atlântico, na Antártica.

Horário: entre 14h29min e 18h53min (horário de Brasília)

Eclipses Lunares

O Eclipse Lunar é um fenômeno que ocorre quando a Lua é ocultada total ou parcialmente pela sombra da Terra. Ocorre sempre que o Sol, Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio dos outros dois corpos.

Tipos de eclipses lunares

Eclipse Lunar total em março (14) - Visível na Europa, grande parte da Ásia, da Austrália, da África, da América do Norte e na América do Sul (em todo o Brasil).

Horário: entre 00h57min e 7h (horário de Brasília)

Eclipse Lunar total em setembro (07) - Visível na Europa, Austrália, África, oeste na América do Norte e leste na América do Sul (em partes das regiões sudeste e nordeste do Brasil).

Horário: entre 6h20min e 6h41min (horário de Brasília)

Superluas

Em 2025, a Terra terá somente três superluas, sendo somente duas com a Lua, a menos de 360km da Terra. Confira as datas: 

27 de abril (durante a Lua Nova)

05 de novembro (durante a Lua Cheia, a maior do ano)

04 de dezembro (durante a Lua Cheia)

Cometas

Dois cometas devem estar visíveis em 2025, são eles:

Cometa C/2024 G3 (Atlas)

O Cometa C/2024 G3, pode tornar-se visível a olho nu, até mesmo durante o dia, em janeiro de 2025, em todos os hemisférios. Ele foi descoberto em abril de 2024. O cometa poderá ser observado dia 13 de janeiro.

Cometa 210P/Christensen

Diferente do anterior, o Cometa Christensen pode se tornar visível apenas através de binóculos grandes no hemisfério norte. Ele foi descoberto em 26 de maio de 2003, e poderá ser observado em 8 de novembro.

Chuvas de Meteoros

As chuvas de meteoros acontecem várias vezes ao ano e tem picos que permitem que as "estrelas cadentes" sejam visíveis a olho nu. Alguns acontecem todos os anos, sendo principais, os seguintes: Quadrânditas, Líridas, Delta Aquáridas e Perseidas. Para mais informações sobre os meteoros, acessar o site do Observatório Nacional.

Alinhamento Planetário

O alinhamento planetário é um termo astronômico usado para descrever o evento que vários planetas se reúnem em um dos lados do Sol, ao mesmo tempo. Em condições ideais, eles podem ser observados após o pôr-do-sol ou antes do amanhecer.

Um dos alinhamentos mais aguardados de 2025, ocorrerá em 28 de fevereiro, com sete planetas observáveis no céu, simultaneamente. Veja as previsões:

21 de janeiro: Marte, Júpiter, Urano,Netuno, Vênus e Saturno;

28 de fevereiro: Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte;

15 de abril: Netuno, Mercúrio, Saturno e Vênus; 

11 de agosto: Mercúrio, Júpiter, Vênus, Urano, Netuno e Saturno.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: