O passo a passo para o eleitor friburguense neste domingo

Aplicativos podem facilitar na hora de votar justificar ausência ou denunciar crime eleitoral
sexta-feira, 13 de novembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O passo a passo para o eleitor friburguense neste domingo

Apesar de o eleitor estar acostumado a votar, as eleições municipais deste domingo, 15, inegavelmente serão diferentes, principalmente em função dos tempos atuais de pandemia do coronavírus. São muitas as recomendações sanitárias voltadas para evitar o contrário e a proliferação do vírus, além das habituais medidas de segurança para garantir o pleno funcionamento do pleito eleitoral.

A Justiça Eleitoral orienta ao eleitor, limpar as mãos com álcool em gel antes e após votar; os idosos terão horário preferencial para votar, que será das 7h às 10h; os eleitores poderão votar das 7h às 17h; cada eleitor deve levar a própria caneta para registrar a assinatura no local de contágio da Covid-19 (para quem esquecer, haverá canetas extras devidamente higienizadas nas seções); o uso de máscaras será obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar (o mesário poderá pedir para que o eleitor baixe a máscara para melhor). 

Neste pleito, os eleitores terão diferentes opções de identificação. O recomendado é sempre levar um documento oficial com foto (que pode ser carteira de identidade, de trabalho, de motorista, certificado de reservista, passaporte ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei); distância mínima de um metro dos demais eleitores e mesários.

TSE também elaborou um passo a passo

Entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa; mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário; após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você; guarde o documento; limpe as mãos com álcool em gel; assine o caderno de votação; se precisar do comprovante de votação, solicite ao mesário; quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação; digite os números dos candidatos – primeiro vereador, depois o prefeito; Na saída, limpe as mãos com o álcool em gel novamente.

Aplicativos nas eleições

E-Título: é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastrada na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação e da certidão de crimes eleitorais. O aplicativo pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixa-lo, basta inserir os dados pessoais.

O e-Título, aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permite justificar o voto pelo celular Android e iPhone (iOS) no primeiro turno das eleições municipais, que acontecem neste domingo, 15.

Também será possível justificar a ausência pelo aplicativo em caso de doença ou de impossibilidade de comparecimento, o que deve ser feito em até 60 dias após o pleito. Para isso, basta acessar a seção “Mais opções” e, em seguida, tocar sobre “Justificativa de ausência”, e anexar uma documentação que comprove a necessidade de ausência. Para quem está no exterior, além da justificativa através do serviço de geolocalização, também é possível justificar o voto após o pleito pelo aplicativo ou em até 30 dias após retornar ao Brasil. 

Os eleitores que estiverem fora de seu pleito seu domicílio eleitoral poderão justificar o voto pelo aplicativo e-Título durante o primeiro turno, ou seja, das 7h às 17h deste domingo. A função utiliza o GPS do celular para identificar se o eleitor está distante dos limites geográficos de sua zona eleitoral.

Pardal: O aplicativo existe desde 2014, mas foi aprimorado ao longo de cada pleito e, para as Eleições 2020, existem diversas novidades a fim de tornar o seu uso ainda mais funcional. A partir de agora, além da foto, o denunciante deverá enviar um relatório demonstrando qual a irregularidade a ser apurada. 

Além disso, quando as denúncias tratarem de outro tema que não seja a propaganda eleitoral, o aplicativo vai oferecer o contato da ouvidoria do Ministério Público de cada localidade. O app disponibilizará link específico para que as denúncias sejam enviadas ao Ministério Público Eleitoral de cada unidade da Federação.

Devido à pandemia de Covid-19, o Congresso promulgou emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições deste ano de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno, que seria em 25 de outubro, foi marcado para 29 de novembro.

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições